Europa lança satélite de internet em banda larga


30/09/2003

No último sábado (27/09), a Europa lançou, a bordo do Ariane 5 rocket, o satélite E-bird, que terá como finalidade oferecer duas opções de serviços de internet em alta velocidade.

O E-Bird, que operará via Eutelsat, empresa localizada em Paris, França, é um dos três satélites a bordo do vôo 162 da Ariane, que partiu do European Space Center, em Kourou, Guiana Francesa. A espaçonave também carrega o Insat-3E, satélite de telecomunicações indiano; e o Smart-1, sonda lunar da European Space Agency.

De acordo com a Eutelsat, o E-Bird foi desenvolvido para oferecer dois tipos de serviços de banda larga e pode ser acessado por uma antena com um metro de diâmetro. A companhia explica que o equipamento carrega 20 transmissores com potência entre 11GHz e 14.5GHz, além de quatro ondas de rádio de downlink. Quatro dos vinte transmissores receberão sinais de usuários que se conectarão à internet via Eutelsat, enquanto outros 16 emitirão sinais de downstream para estes usuários. Um satélite convencional de acesso internet usa bases de linha telefônica para conexões de baixa velocidade; além disso, sua transmissão de sinal geralmente mais complicada e cara, além de requerer mais equipamentos.

Com sua posição na órbita, o satélite cobrirá toda a União Européia e países vizinhos. A Eutelsat estima que mais de 40% dos 26 milhões de pequenos e médios empresários da região não têm acesso a serviços de banda larga e mais de 10% nunca estarão em uma área com serviços de DSL (digital subscriber line). Com o satélite, a empresa espera atingir este mercado, com pacotes mais rápidos e baratos.

Martyn Williams, IDG News Service (Tóquio)
Tradução de Computerworld

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.