Europa cria agência de cibersegurança


10/02/2003

Nesta segunda-feira (10/02), a Comissão Européia propôs a criação de uma agência para o controle de redes e segurança da informação na Europa.

A “Agência Européia de Segurança da Informação e Redes” funcionará como um centro de alertas para 15 Estados em assuntos relativos à cibersegurança, como vírus de computador, informa Erkki Liikanen, membro da comissão na área de sociedade da informação.

“O risco do cibercrime está aumentando”, afirma Liikanen. Até o momento, segundo ele, os vírus tem se propagado de forma rápida por jovens e amadores. No entanto, na era pós-11 de setembro há um risco de ataques piores. Para o especialista, as conexões de Internet Móvel, especialmente por meio de celulares, deve ampliar o risco de ataques mais sérios.

A Comissão destinou um orçamento de US$ 26,3 milhões para a nova agência, nos próximos cinco anos, com um adicional de 9,7 milhões por parte de 10 novos Estados que devem integrar o projeto — especialmente países da Europa Central — a partir de 2004.

A agência deve iniciar suas operações em janeiro de 2004 e os governos dos 15 Estados que integram o plano definirão sua localização, até o final de 2003.

IDG News Service/EUA – Com tradução do IDG Now!

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *