Europ Assistance embarca na Internet


18/05/2005

Maior rapidez e eficiência no atendimento a clientes e parceiros, segurança máxima nas transações e uma sensível redução de custos operacionais. Eis alguns resultados obtidos pela seção brasileira da EA – Europ Assistance, uma das maiores empresas de serviços do mundo, e que acaba de transferir todas as transações para o ambiente de duas extranets. Uma atende aos clientes – cerca de 33 corporações e cinco milhões de pessoas físicas. A outra é dirigida aos parceiros – uma rede de 30 mil empresas cadastradas, que varre o Brasil de Norte a Sul.

O tamanho da operação, segundo o gerente da rede de prestadores, Joarene Nogueira, justifica a migração. Espécie de faz-tudo, a EA presta serviços em 14 áreas diferentes. A assistência, prestada 24 horas por dia, inclui carros e motos enguiçados ou abalroados e até animais domésticos que precisam de quem os trate, na ausência dos donos. Mas também se estende áreas de viagens, condomínio, domiciliar, medicina do lar, transporte e entrega de encomenda a domicílio e funeral. Tudo isso sem falar nos serviços que envolvem benefícios, tais como cesta básica, descontos em farmácias, avisos de sinistros e até consultoria internacional em medicina.

Tamanha abrangência garante à EA, somente no Brasil, uma receita que, em 2004, alcançou a marca de R$ 63,5 milhões (um aumento de 20% em relação a 2003). Mas também significa, entre outros desafios, ter de emitir e administrar cerca de 500 faturas por dia, explica o gerente da rede de prestadores, Joarene Nogueira. “Não dava mais para manter a agilidade e eficiência da operação sem o apoio da Internet”, resume o executivo, que calcula em 1.500 o número de acessos diários ao portal www.europ-assistance.com.br , volume que, segundo ele, deve dobrar dentro de mais um ano.

Benefícios – Joarene explica que as extranets fazem mais do que facilitar, no dia-a-dia, a comunicação da EA com os clientes e parceiros. Com enorme economia de custos para a empresa, em relação aos canais convencionais, tais como fax e telefone, segundo o gerente, elas imprimiram muito maior agilidade às operações, dando às empresas e pessoas visão de 360o de capa operação.

A emissão de faturas, por exemplo, pode ser acompanhadas, on-line, passo a passo. Se, durante o processo de preenchimento da fatura, o prestador de serviços credenciado tiver qualquer dúvida, tem a opção de esclarecê-la, recorrendo ao atendimento por chat on-line. O cliente corporativos, por sua vez, tem a possibilidade de monitorar os serviços, além fazer consultas e download de relatórios gerenciais. (segue)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.