EUA terão ferramenta para analisar sites em árabe No ratings yet.


11/03/2003

Rastrear e monitorar atividades terroristas na Web é uma tarefa que o governo norte-americano já conhece, mas descobrir estratégias terroristas de pessoas ainda desconhecidas era uma tarefa bem mais árdua. Para ajudar os norte-americanos nesta missão, a fornecedora de software de Massachussets, Basis Technology, criou Rosette Arabic Language Analyzer.

A ferramenta integra-se ao banco de dados de data mining usado pelo departamento de defesa e pelas agências de segurança dos Estados Unidos que estão envolvidos em rastrear a Internet em busca de sites escritos em árabe.

Automatizando a busca, informações podem ajudar os investigadores a encontrar novos alvos potenciais na luta contra o terrorismo e eliminar as “ameaças” com mais rapidez, informa a Basis.

Carl Hoffman, presidente da Basis Technology, informa que o sistema de análise está em fase de beta testes e que também estará disponível para as plataformas Microsoft SQL Server e Oracle Text/interMedia.

A ferramenta permite que o governo observe Web sites “obscuros” cujas URLs mudam regularmente, para monitorá-los contra atividades terroristas.

A Basis começou a trabalhar no sistema logo após os ataques terroristas de 11 de setembro, afirma Hoffman, “Diversas agências do governo (norte-americano) nos encorajaram a seguir nesta direção”, declara o executivo.

Todd R. Weiss – Computerworld, EUA

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *