EUA finalizam projeto para monitorar a Internet


03/02/2003

Nos próximos dois meses, o governo norte-americano espera colocar em prática a primeira fase do projeto GEWIS (Global Early Warning Information System), um centro de monitoramento da Internet, que deve detectar e responder a ataques sobre sistemas e sites de negócios vitais, informa uma notícia publicada pelo jornal Washington Post.

O sistema começou a ser desenvolvido pelo Sistema Nacional de Comunicações (NCS) — agência de defesa norte-americana criada em 1962 para assegurar as comunicações em situações de emergência — pouco depois dos ataques terroristas de 11 de setembro, para fornecer dados em tempo real sobre a situação das redes nos Estados Unidos.

O sistema é peça-chave da estratégia nacional de cibersegurança criada recentemente pela administração Bush e representa um grande passo do governo norte-americano para o monitoramento da Internet em tempo real.

Para a Casa Branca, o GEWIS é necessário porque nenhuma entidade pública ou privada possui uma visão ampla da rede global de comunicações. Somente em 2002, a NCS investiu US$ 5 milhões no projeto.

Com tradução do IDG Now!

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *