EUA aprovam acesso à Web por rede elétrica


11/04/2003

O presidente da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC, na sigla em inglês) aprovou ontem uma tecnologia emergente que pode fornecer acesso de alta velocidade à Internet através de redes de eletricidade.

O presidente da FCC, Michael Powell, visitou uma casa em um subúrbio do Estado de Maryland que foi preparada para demonstrar o novo serviço, que transmite email, páginas da Web, serviços telefônicos e outros dados sobre a rede de energia existente e usando tomadas elétricas padronizadas.

Na sala de estar, Powell ouviu uma transmissão de rádio via Internet e assistiu ao filme A Era do Gelo em uma televisão de tela plana de 42 polegadas, com imagens geradas e transmitidas por um computador a quilômetros de distância.

No escritório da casa, Powell verificou seu correio de voz em um telefone conectado via Internet, e observou uma impressora enquanto imprimia uma foto tirada por uma câmera de vigilância instalada na porta. Ele acenou em aprovação diante dos demais computadores espalhados pela casa, todo os quais se mantinham online plugados em tomadas elétricas próximas.

“Isso está chegando perto de ser a terceira grande avenida para fornecer banda larga a uma casa”, disse Powell. “Estou até chateado porque o serviço não está disponível na minha área.”

A visita de Powell pode estimular uma tecnologia que, depois de diversos anos de tentativas frustradas, em breve pode começar a oferecer aos consumidores uma nova opção para serviço de Internet de alta velocidade. (segue)

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *