Estudantes lançam revista experimental online


12/12/2002

Focas na Rede. Esse é o nome da revista experimental online desenvolvida pelos alunos do terceiro período do Curso de Comunicação Social da UVV, habilitação Jornalismo. A criação teve início em março desse ano e segundo o estudante Douglas Dantas, coordenador do projeto, a idéia inicial era criar um jornal na web.

Em junho, Douglas decidiu modificar o formato do informativo e optou pela criação de uma revista online, com a proposta de oferecer oportunidade para o aperfeiçoamento da formação acadêmica dos estudantes de Jornalismo. As matérias do site são produzidas pelos próprios alunos, que contam com o apoio e a orientação informal da coordenação do curso, além de dicas dos professores. A edição e diagramação ficam por conta do Douglas que, além de coordenar a equipe, organiza reuniões de pauta e orienta os repórteres.

Os alunos têm liberdade para decidirem os assuntos abordados, mas a atenção está mais voltada para a cultura capixaba e as novidades que, muitas vezes, não são divulgadas pela grande mídia. A proposta dos estudantes é fazer um jornalismo diferente, longe da mera transposição de matérias do impresso para a Internet. Para isso, criaram uma visual gráfico diferente de um jornal online tradicional, além de se preocuparem com a inserção de links que permitem ao internauta um maior aprofundamento nas matérias.

A coluna “Espaço Aberto” abre lugar para publicações de artigos dos próprios alunos ou profissionais que queiram participar. Os interessados podem enviar os artigos para focasnaredeglobo.com. Serão publicados dois textos por mês previamente selecionados pelo editor da revista.

“Caminho das Letras” é uma coluna dedicada à literatura, que fica sob a responsabilidade da aluna Fernanda Rangel, membro da Academia Jovem Espírito Santense de Letras. Nesse espaço podem ser encontrados lançamentos de livros, dicas, entre outras matérias sobre literatura em geral.

De acordo com Douglas Dantas, a intenção é abrir o projeto para as demais turmas do Curso de Comunicação Social, para que também possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

A coordenação do curso apóia a iniciativa dos alunos e se faz presente, assinando a coluna “Assessoria no Focas”, onde todas as notícias enviadas à imprensa capixaba serão veiculadas.

Para conferir a novidade basta acessar o site www.focasnarede.rg3.net.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.