Escritores processam Google por direitos autorais


23/09/2005

O site de busca na Internet Google está sendo processado por um grupo de autores, que alegam que seu projeto de criar uma grande biblioteca virtual levará a uma “violação em massa dos direitos autorais”.

O Authors Guild (sindicato dos autores) e um grupo de escritores entraram com uma ação contra o site na terça-feira, na Corte do distrito de Nova York. Em uma declaração, o sindicato da categoria ressaltou que a biblioteca on-line digitalizará vários trabalhos protegidos pelos direitos autorais.

“Esta é uma simples e descarada violação da lei dos direitos autorais”, afirmou o presidente da entidade, Nick Taylor. “Não cabe ao Google, nem a ninguém mais, além dos autores, donos legítimos destes direitos, decidir como e se os trabalhos serão copiados”.

A demanda destaca que, embora o Google possua acordos com as bibliotecas das Universidades de Stanford, Harvard, Oxford e Michigan e com a Biblioteca Pública de Nova York para criar cópias digitais legais de suas coleções, não conta com a aprovação dos autores destes trabalhos.

Esta não é a primeira vez que o Google enfrenta esse tipo de acusação.

No mês passado, a empresa “Perfect 10”, que edita uma revista erótica e vende fotos de mulheres peladas na rede, entrou com uma ação na Justiça americana contra o portal por violar seus direitos autorais sobre estas imagens.

AFP

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *