Escolas modernas utilizam tecnologias digitais


1/11/2005

A tecnologia do século XXI certamente definiu os contornos de uma nova escola. O grande desafio é, no entanto, adaptar a educação a essa modernidade. É importante saber identificar as ferramentas realmente úteis ao universo escolar. Para tanto, a instituição de ensino deve estar, além de bem equipada, muito bem informada e ter um suporte eficiente nessa área.

No Colégio Magno, zona sul da capital, essa é uma prioridade.

Explorar tantas novidades, aparelhinhos, senhas e contra-senhas nesse mundo cada vez mais tecnológico não é um bicho-de-sete-cabeças para essa escola que atende crianças da educação infantil ao ensino médio. E mais, o departamento de Tecnologia Educacional criado pelo Magno também estimula o uso desses recursos, que podem agregar qualidade ao processo ensino-aprendizagem, tornando as salas de aula mais dinâmicas e instigantes.

Estudar e explorar tantas novidades sob a ótica da educação, fazendo a ponte entre essas ferramentas, professores e alunos são as principais funções da T.E. do Magno. “Existe uma grande demanda por novidades em tecnologia. Vivemos cercados por ela em nosso dia-a-dia e a escola precisa ser cada vez mais uma entidade próxima da realidade dos alunos, oferecendo meios para que eles atuem de maneira ativa e positiva”, diz Sergio Maciel, responsável pela área nessa escola onde a internet wireless já está disponível. A lousa digital ligada a um computador conectado à internet, permitindo o máximo de interatividade na sala de aula, também faz parte do dia-a-dia do Colégio.

Todos os funcionários da T.E do Magno mantêm um canal de comunicação fluente com os professores e uma rotina de trabalho que inclui a busca constante de novidades que, depois de testadas, são colocadas à disposição dos professores para o desenvolvimento de atividades educativas. “Temos uma posição de utilizar a tecnologia como aliada em nosso dia-a-dia, mas sempre com atenção para não adotar toda sorte de traquitanas e bugigangas. Nesse aspecto, tomamos cuidado para tornar nossos alunos e professores usuários conscientes”, complementa Maciel. Em todos os computadores da escola, os alunos têm garantida uma navegação segura, graças a um sistema de bloqueio de sites com conteúdos impróprios.

Vídeo-salas, chats e fóruns, boletins, agendas, câmeras e exercícios online, acesso a bibliotecas, mensagens via celular para os pais, intranet para a administração, clic adaptação, são outros recursos da tecnologia explorados por alunos, professores e profissionais do Magno, além dos trabalhos em sala com softwares, internet e outras ferramentas “já tradicionais”.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *