Entrevista respondida por Ricardo Prates Morais sobre cookies e Publicidade Online

Reproduzimos abaixo a entrevista respondida pelo consultor da emarket, Ricardo Prates Morais, ao site ImovelWeb, a respeito da utilização dos cookies como meio de analisar e compreender os costumes dos internautas e sobre a Publicidade Online. A entrevista foi preparada e encaminhada pela jornalista Renata Gracia.

1- Além dos sites de comércio eletrônico, que utilizam os cookies para selecionar banners de ofertas, que outros tipos de site utilizam essa ferramenta?
Vários serviços na Internet (correio eletrônico, chat, fórum, comércio eletrônico, etc) oferecidos por diferentes sites, portais e buscadores para serem visitados, utilizam cookies. Exemplo:.Sites de música, sites de RH, sites de cursos, sites de conteúdo/notícias.

2- Para que os cookies são utilizados com mais frequência pelos sites?
Muitos sites utilizam cookies para obter informações, como por exemplo, as preferências de um usuário. Estas informações, muitas vezes, são compartilhadas entre diversas entidades na Internet. De um modo geral, as informações gravadas em um cookie são informações fornecidas voluntariamente ao servidor, de uma forma ou de outra. 

3- Até que ponto os cookies são seguros?
Se forem usados apenas para estudar o tráfego e as tendências da internet é importante e não traz prejuízos. O grau de invasão que se tem com a utilização de um Cookie não é muito abrangente, pois com Cookies não é possível obter informações pessoais do usuário tais como nome, endereço, telefone ou números de cartões de crédito

4- As informações armazenadas nos cookies podem ser utilizadas de má fé? De que forma?
Sim, porque os cookies gravam os movimentos dos internautas, os sites visitados. Ao acessar uma página na Internet, o browser disponibiliza uma série de informações, de modo que os cookies podem ser utilizados para manter referências contendo informações sobre o computador, como o hardware, o sistema operacional, softwares instalados, sites visitados e, em alguns casos, até o endereço de e-mail. O problema é que alguns sites que utilizam cookies para conhecer os intrnautas permitem que outras empresas utilizem as mesmas informações, mas normalmente não se responsabilizam por isso.

5- Voce considera que a utilização dos cookies para direcionar o marketing é eficaz?
Sim porque através dos cookies as empresas podem conhecer melhor o seu público. 

6- Qual é a melhor maneira de utilizar os cookies no marketing pela web?
Os cookies são utilizados com alguns objetivos:
  • Gravar  e lembrar quem é cada internauta e ter acesso às informações armazenadas, para poder entregar serviços ou produtos personalizados.
  • Estimar o tamanho da audiência. Podem ser usados para medir a freqüência de utilização repetitiva das áreas de um site ou portal e, assim, ajudam a alavancar a venda de publicidade baseada nos interesses e comportamentos do usuário.
  • Rastrear o progresso e número de cadastros em algumas promoções, concursos, enquetes (pesquisas) e serviços.
  • Analisar quais as áreas da rede os internautas visitam. Essa análise é feita para entender a semelhança ou diferença dos hábitos dos usuários. Essa informação pode ser usada para melhorar o conteúdo, banners, promoções.
7- Até que ponto as ofertas por banners chamam a atenção do internauta?
Entendo que o banner é um modelo de publicidade utilizado com maior benefício quando o objetivo é divulgar e fixar uma marca ou uma mensagem. No meu entender o banner não tem tanto apelo quando o objetivo é gerar cliques ou visitas. Acho que já não chamam mais tanta atenção, por isso a cada dia são criados novos banners de formas e tamanhos diferentes.
 
8- Qual é sua perspectiva para o comércio eletrônico nos próximos anos?
As perspectivas são excelentes. A internet permite a pequenas empresas ou empreendedores fazerem negócios de forma simples e com custos reduzidos. O Brasil tem 25 milhões de internautas segundo as últimas pesquisas. Apesar de ter crescido 8% em 2006, o número de acessos com banda larga ainda é pequeno. Em final de março, menos de 4,5 milhões de internautas tinham banda larga.
Os Estados Unidos têm aproximadamente 200 milhões de pessoas com acesso à intenet e entre eles, quase 90 milhões com acesso através de banda larga, segundo um estudo de maio deste ano. Lá, o comércio eletrônico é uma certeza. Imagine quando o Brasil chegar a esses números.

9- Que outros mecanismos podem ser utilizados para melhorar o desempenho do marketing pela rede?
Existem diversas possibilidades e meios de se fazer publicidade e marketing na web. Falando de forma bem simples, duas coisas devem ser levadas em conta:
– marketing em sites de busca: é a publicidade com maior potencial de resultqar em uma venda porque o cliente é altamente segmentado.
– formação de comunidades: uma empresa ou um site deve, das mais diversas formas, aos poucos, ir formando um grupo de pessoas com interesses comuns em torno do seu site/empreendimento.

10- Algo mais a acrescentar sobre o assunto?
Além do que comentei na questão anterior, certamente existem diversas outras formas de divulgar empresas promover produtos e de se relacionar com o seu público na internet. Campanhas de banners, e-mail marketing, promoções, ações interativas, publicação de conteúdo relevante, assessoria de imprensa, etc. Eu sou suspeito porque sou um apaixonado pela internet, mas entendo que não existe nenhum veículo de publicidade com a capacidade de reunir pessoas em torno de interesses próprios. Isso impulsiona os negócios, os relacionamentos, lazer, formação e educação, etc. E outro fator importante: reduzindo custos.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.