Entender o perfil do cliente


16/12/2004

Há cerca de dois anos, a General Motors do Brasil (GM) padronizou sua infra-estrutura de análise de dados, seguindo diretrizes da corporação mundial, com plataforma de Business Intelligence (BI) da MicroStrategy. São atendidas pela solução as áreas de Marketing e Vendas, focadas no processo ‘Order to Delivery”, que reflete as informações desde um pedido até sua entrega ao consumidor; além das áreas de Manufatura, Finanças e Compras, responsáveis pela compra de materiais indiretos, previsão de vendas de veículos (demand sensing) e análises de vendas on-line e análise da performance de processos internos ligados ao consumidor final. O uso da plataforma de BI permitiu, ainda, à GM, a troca de informações entre seus escritórios regionais em todo Brasil, além de ajudar a GM a entender melhor o perfil dos clientes dos veículos da montadora.

Antes dessa opção, a GM já possuía vários processos e áreas dependentes de informações derivadas de diferentes negócios, para a tomada de decisão. Porém, na maioria das vezes, eram projetos elaborados manualmente, com diferentes sistemas e planilhas, que não interagiam entre si. “Havia a necessidade de se estabelecer uma estratégia de tecnologia para suportar as ações da empresa de maneira consistente e integrada. Foi, então, criada uma área específica denominada ‘Executive Information Management’, com a missão de otimizar o potencial de uso da solução de BI”, explica Hélio Avelino da Silva, gerente de tecnologia em planejamento estratégico e gerenciamento de informações da GM. (segue)

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