Empresas de TI precisam medir retorno de marketing

09/04/2003 –Para o IDC, a avaliação das companhias precisa envolver parâmetros qualitativos e quantitativosOs estrategistas de marketing que trabalham em empresas de tecnologia têm um novo desafio pela frente: mostrar provas concretas de retorno de investimento de soluções aos CEOs (chief executive officer) e CFOs (chief financial officer). Pelo menos esse é conselho dado pelo instituto de pesquisas IDC. Na opinião de Rich Vancil, analista do IDC, é raro encontrar companhias de TI que medem iniciativas por meio de métodos quantitativos e qualitativos. O estudo do instituto, focado no mercado de business-to-business, também aponta que o orçamento destinado ao marketing está se estabilizando dentro das empresas. O analista afirma ainda que 70% das companhias entrevistadas apresentam investimentos iguais ou maiores em programas de marketing. Em média, o orçamento para o setor corresponde a 4% do faturamento total das companhias que participaram do estudo.Cerca de 75% das empresas planejam lançar novos produtos e serviços, enquanto 25% cortaram parte do orçamento reservado para propaganda e eventos. Vancil aconselha que as empresas avaliem suas inciativas de marketing por meio de medidas externas e internas. Os métodos internos incluem a medição do orçamento na porcentagem do faturamento, assim como o estabelecimento de metas relacionadas ao número de novos clientes gerados pelo investimento. Já as métricas externas exigem pesquisas sobre a preferência dos clientes.

Site relacionado: www.idcresearch.com

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