Empresas de tecnologia colaboram para internet móvel

28/06/2006

Grandes empresas de internet e tecnologia wireless, como Nokia, Vodafone e Google, entraram em acordo sobre uma configuração de diretrizes de desenvolvimento web destinada a facilitar a navegação na internet em telefones celulares. A reportagem é da Reuters.

Atualmente, a maioria dos celulares está preparada para suportar a navegação na internet, como iniciativa dos provedores para aumentar suas receitas além dos serviços de voz. Mas, de acordo com a empresa de pesquisa M:Metrics, apenas 19% dos usuários de celulares usam a web regularmente em seus telefones.

O Worldwide Web Consortium (W3C), um grupo apoiado por 30 players da indústria, espera aumentar essa porcentagem com a criação de 60 diretrizes para desenvolvedores, que visam o desenho de sites mais fáceis de usar em telefones celulares.

Daniel Applequist, executivo da Vodafone que presidiu o grupo de trabalho nas diretrizes, afirma que atualmente há aparelhos nas mãos dos usuários capazes de navegar na web, mas que não estão sendo usados tanto quanto poderiam.

“A maioria dos web sites não funcionam bem em celulares”, diz ele, acrescentando que se os sites fossem menos complicados para se navegar em celulares, poderiam atrair mais usuários.

As diretrizes advertem os desenvolvedoes a evitar o uso de gráficos ou pop-ups que poderiam confundir a tela do celular. Elas também sugerem o desenho de sites de tal forma que o conteúdo apareça bem no alto da tela , para evitar o scrolling.

“Um problema comum é que você tem uma tela pequena, então quando um site carrega, os elementos de navegação como links para home page ou próxima página são as únicas coisas que você vê, em vez do conteúdo pelo qual estava procurando,” comenta Applequist.

As diretrizes também orientam os desenvolvedores a evitar o uso de cookies. Como os cookies não funcionam em celulares, os desenvolvedores precisam encontrar alternativas, alerta Applequist.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.