Empresa portuguesa instala internet em autocarros

02/11/2007


No sétimo capítulo do PoDTec, a rubrica de tecnologia do programa «Via Porto», apresentado pelo jornalista Filipe Caetano, numa parceria entre o PortugalDiário e o Rádio Clube, o principal destaque foi para a instalação de Internet em autocarros portugueses, um projecto que está a ser aplicado na frota da empresa «Arriva», que faz a ligação diária entre o Porto e as cidades de Braga e Guimarães.


No estúdio estiveram Manuel Oliveira, presidente da comissão administrativa da Arriva-Portugal, que assumiu o risco, investindo nesta tecnologia. Também os seus parceiros nesta estratégia explicaram o processo, como foi o caso da AMI Informática, representada por Horácio Santos, e a Netdominium, de Constantino Ferreira, que fez a ponte com a Optimus, fornecedora da rede de Internet.


Clique em áudio para saber tudo


A «Arriva» tem investido em várias áreas de inovação, que não se ficam apenas pela Internet nos autocarros, para já em fase de teste e sem custo para o utilizador. Também o sistema de bilhetes sem contacto, assim como a gestão de frota, integrada com o sistema informático, são já realidades com tendência de alargamento à totalidade da frota. No aspecto da defesa do ambiente existe uma igual preocupação, pelo que os autocarros da «Arriva» vão passar a utilizar biodiesel.


Espaço ainda para uma conversa com Carlos Oliveira, responsável pelo Prémio Mapa, explicando o sucesso da iniciativa, que teve lugar no Porto no último fim-de-semana. Na parte final, uma sugestão de página de Internet, o Dias Felizes, que tem tudo sobre a preparação para o casamento; e uma nova descoberta dos hackers para propagarem vírus na Internet.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.