Empresa cria bairros Wi-Fi nos EUA


24/05/2003

David Hanna, filho de Willian Hanna, da dupla Hanna-Barbera, criadora da família Jetson, está tornando realidade parte do mundo futurista imaginado pelo seu pai no famoso desenho animado. David é o principal executivo da Tropos Networks, empresa que acaba de levar o acesso a internet sem fio para áreas equivalentes a bairros inteiros.

A Tropos interligou com uma grande rede Wi-Fi uma área equivalente a 1,6 quilômetro quadrado no centro de Half Moon Bay, cidade localizada na costa da Califórnia. Enquanto na maioria das cidades o acesso público à web sem fio acontece apenas nos hotspots, locais fechados como cafeterias, lanchonetes, hotéis e livrarias, em Half Moon Bay a cobertura da rede atinge uma região geográfica inteira. Dessa forma, os usuários podem caminhar pela rua e usar handhelds e notebooks em qualquer esquina para navegar e checar e-mails. Outras cidades americanas também já oferecem o acesso à internet sem fio em grandes áreas. Em San Mateo, também na Califórnia, e Boulder City, em Nevada, a tecnologia é usada pela polícia para ter acesso rápido ao banco de dados do departamento local.

Para deixar grandes áreas online, a empresa desenvolveu uma tecnologia capaz de interligar 8 a 10 hotspots Wi-Fi, fazendo com que eles troquem dados entre si. Dois desses hotspots são ligados ao backbone de internet. O serviço é oferecido aos habitantes por meio de um provedor de acesso local, que cobra 4,95 dólares por mês.

Airton Lopes, da INFO

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *