Empreendedor terá ferramenta digital para buscar novos negócios No ratings yet.

08/03/2007

O Sebrae Nacional deverá lançar em abril uma ferramenta digital de negócios para as micro e pequenas empresa. É a Bolsa de Negócios, que fará parte do novo portal da entidade, também previsto para entrar no ar em abril, e terá como foco principal os pequenos negócios, buscando adesão e fidelização do cliente.

A nova plataforma foi apresentada nesta terça-feira (6) pelo assessor da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional, Eraldo dos Santos, durante o seminário ‘Comércio Eletrônico para a Micro, Pequena e Média Empresa’, o primeiro de oito eventos que acontecerão algumas cidades brasileiras até o final de abril.

Mais de 200 pessoas, a maioria empresários de pequenos negócios, participaram do evento no auditório da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), promovido pelo Sebrae, Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara e-net) e Correios.

Segundo Santos, a Bolsa de Negócios terá um cadastro único de empresas em todo o País e contará com o conceito de segmentação, que permite que o usuário defina os temas e informações mais importantes para ele, colocando-as em sua home.

A ferramenta irá fazer o cruzamento de ofertas e demandas de produtos e serviços das micro e pequenas empresas. Pelo portal da Bolsa de Negócios, o empreendedor amplia o mercado de atuação de sua empresa, busca novos fornecedores, distribuidores e clientes pelo mundo virtual.

“O Bolsa de Negócios será um site, mas o objetivo é que se transforme em um ambiente de negócios, mas não haverá transações comerciais. O objetivo é fazer o cruzamento de empresas ofertantes com as demandantes, num ambiente de interatividade”.

O público-alvo do novo site serão os clientes do Sistema Sebrae, empresas formais, associações e cooperativas, além das instituições parceiras, como Correios, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), através dos seus 3.000 telecentros de negócio, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que possui o cartão para as MPE.

“Os pequenos negócios serão beneficiados duplamente porque poderão se cadastrar como demandantes e ofertantes. Já as médias e grandes empresas só poderão fazer o cadastro de demandantes”, diz Santos. Ele explica que a própria ferramenta fará a identificar pelo CNPJ do porte da empresa.

O Bolsa de Negócios disponibilizará também um Boletim Eletrônico, com o objetivo de ser um canal de comunicação para promover e incentivar a interatividade das empresas cadastradas no site.

“O usuário poderá ter boletins segmentados pelo assunto escolhido. Ele irá destacar as facilidades de uso da ferramenta, identificar novas oportunidades de negócios, apresentar indicadores de sucesso da Bolsa, trazer informações direcionadas aos setores e segmentos de mercado escolhidos e conceitos sobre inteligência de negócios, além de divulgar eventos relacionados ao Bolsa”.

Todos os Agentes Estaduais do Sistema Sebrae estão participando do processo de estruturação e implantação do projeto e terão atuação direta na arregimentação junto às empresas de seu Estado.

Seminário

Participaram na abertura do seminário em São Paulo, o chefe do Departamento de Negócios e Operações na Internet dos Correios, Antonio Braquehais, o presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Manuel Matos, o diretor Técnico do Sebrae em São Paulo, Paulo Arruda.

Além do Sebrae, representantes da Câmara-e.net, dos Correios, do site de busca Google, do site de pesquisa de preços Buscapé, do Visanet e do e-Bit fizeram palestras com cerca de 20 minutos cada. O evento abordou temas como qualificação das lojas virtuais, os meios de pagamento na internet, marketing e comparação de preços na rede, links patrocinados e prospecção de clientes com marketing direto.

Nesta quarta (7), será a vez de Campinas (SP) receber o seminário. Além das cidades paulistas, os eventos deverão acontecer no Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Recife (PE) e Fortaleza (CE), até o próximo dia 26 de abril.

As inscrições em Campinas já estão encerradas. Para as outras cidades, as inscrições poderão ser feitas pelo site
http://www.camara-e.net/seminario2007/cadastro.asp.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *