Embratel implantará internet ultra-rápida entre universidades


08/08/2005

A Embratel venceu licitação para implantar uma nova rede de Internet ultra-rápida que interligará 10 pontos de presença da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), conectando Universidades Brasileiras localizadas nas regiões sudeste – São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro -, nordeste – Fortaleza, Recife e Salvador -, além do Distrito Federal.

O projeto desenvolvido pelo MCT/RNP, envolve uma solução de dados, voz e multimídia e é a primeira rede comercial GIGA de longa distância com velocidades de 2,5 a 10 gigabit/s, que permite tráfego a taxas entre 100 e 1000 vezes mais rápido que as conexões de banda larga. Hoje, não existe na América Latina nenhuma rede com essa capacidade.

A implantação desta nova rede deve beneficiar diretamente as pesquisas científicas brasileiras pois permitirá o tráfego de um grande volume de dados, em tempo real. ‘Com este projeto, a rede RNPng (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – nova geração), como é chamada pelo MCT, insere-se no que há de mais moderno no mundo em rede de pesquisa tecnológica, e constituirá a mais importante infra-estrutura do que se pode denominar ‘Internet brasileira de nova geração’, um ambiente de estudo onde universidades e centros de pesquisa, desenvolverão aplicações tecnológicas avançadas de internet, tais como telemedicina, bibliotecas digitais multimídia e laboratórios virtuais’, afirma Alexandre Grojsgold, Diretor da RNP no Rio de Janeiro.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.