EDS viabiliza novo modelo de comercialização na GM


20/08/2003

A General Motors do Brasil é reconhecida por ser pioneira no comércio eletrônico. Possui o portal de vendas de veículos pela Internet, com um significativo avanço tecnológico em relação ao sistema inaugurado em setembro de 2000, quando o Chevrolet Celta chegou ao mercado brasileiro. Para alcançar esse sucesso, a GM escolheu a EDS, sua principal parceira na área de tecnologia, para viabilizar a execução da estratégia de vendas pela Internet. Especializada em serviços de TI, a EDS ocupa posição de destaque nesse mercado e vem desempenhando um papel fundamental para a transformação dos negócios, implementando soluções, que integram processos e agilizam as operações com grande produtividade.

No projeto da GM, a EDS foi responsável pela criação e desenvolvimento do aplicativo Web desde a primeira edição, bem como a total integração com os sistemas corporativos. Além disso, o lançamento do Celta 1.4 inaugura inovadora metodologia de manufatura, na qual o produto passa a ser fabricado somente sob demanda (o chamado modelo pull), tornando-se mais econômico, pois o período máximo de estocagem do veículo é de quatro dias. Nesse caso, “a infra-estrutura de comunicação entre os parceiros de negócios nas fábricas, foi desenvolvido e integrado pela EDS”, informa Chu Tung, presidente da EDS Brasil e vice-presidente da América Latina Sul.

Segundo Fabio Marchiori, executivo da EDS para a GM Mercosul, nos últimos dois anos, o site criado para a venda direta do modelo Celta, alcançou volume de mais de 80% das vendas deste veículo e foi completamente remodelado em 2002, ganhando flexibilidade para a comercialização de qualquer modelo Chevrolet. Na verdade, o papel da EDS neste desafio envolveu principalmente o suporte, a estratégia da GM, o gerenciamento e a integração do projeto com mais de 10 fornecedores. (segue)

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