E-learning agiliza formação de educadores no país


31/10/2003

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Virtual e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Rede do Saber, mostram que a utilização correta da tecnologia pode auxiliar na resolução de grandes problemas, ser uma ferramenta útil na redução da burocracia e abrir inúmeras possibilidades.

A Rede do Saber, rede gestora de formação continuada, utiliza soluções IBM Lotus para práticas de e-learning, colaboração e gestão do conhecimento. Com capacidade para atender simultaneamente 12 mil pessoas por período, diariamente, utilizando vários ambientes e abrangendo todas as 89 Diretorias de Ensino da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, a Rede do Saber foi a matriz metodológica e infra-estrutural desenvolvida para atender a demanda do PEC Formação Universitária, programa que possibilitou a formação superior de cerca de 6,2 mil professores de 1ª a 4ª série no final de 2002, por meio de utilização de técnicas de teleconferência, videoconferência, aulas via Web e colaboração online.

A meta da rede é manter atualizados e capacitados os 300 mil profissionais da rede estadual de educação de São Paulo, um trabalho com interferência direta na qualidade de ensino. Para essa missão foram escolhidas as soluções IBM Lotus como o LearningSpace, IBM Lotus Instant Messenger e o IBM Lotus Team Workplace.

Conectando as Diretorias de ensino do Estado aos órgãos centrais de apoio, à Secretaria da Educação e às universidades parceiras (USP, PUC e UNESP) por meio de uma rede de comunicações multimídia (Intragov), esta Rede proporciona a troca de conhecimento para a formação de uma rede de aprendizagem. A Gestão Operacional da Rede do Saber está sob a responsabilidade da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação e da FCAV – Fundação Carlos Alberto Vanzolini. (segue)

B2B Magazine

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.