E-commerce tem novas ferramentas neste Natal

11/12/2003

Na Americanas.com, por exemplo, agora os clientes podem fazer uma busca mais apurada entre os livros e também fazer a comparação de produtos. Beto Ribeiro, gerente de comunicação da empresa, diz que as ferramentas entram no ar nesta época, mas são melhorias permanentes para o magazine virtual.

Na seção de livros, a busca foi refinada a pedido dos clientes, que podem pesquisar no site por autor, código do produto, editora e palavra-chave, além de poder cruzar estas informações para chegar mais rapidamente ao resultado. Um novo link mostra também a lista dos títulos mais vendidos.

Quem for comprar produtos high-tech pode comparar as opções, outra solicitação constante dos clientes, segundo Ribeiro. O serviço entra inicialmente no ar para câmeras digitais, palmtops, televisores e DVD players, mas deve ser estendido em breve a outras categorias. Além disso, os usuários das Americanas.com agora podem dar a sua opinião sobre os produtos adquiridos, incluindo uma nota na forma de estrelas. Todas essas informações ficam disponíveis para ajudar os outros compradores em sua escolha.

O magazine ainda colocou no ar duas novas lojas: Espaço Casa, que reúne as seções de Utilidades Domésticas e Cama, Mesa e Banho em um espaço totalmente diferenciado, e A.Beauty, que vende apenas perfumaria e cosméticos das marcas premium, como Azzarro, Orlane, Calvin Klein e Hugo Boss, com direito a amostrinhas de brinde em cada compra. E, na loja de brinquedos, os pais menos antenados podem conferir um pequeno histórico dos mais novos heróis de seus filhos – como, por exemplo, o Bob Esponja.

Já o Submarino decidiu não criar um hotsite especial de Natal este ano para ressaltar que “todos os departamentos oferecem opções de presentes”, nas palavras do diretor comercial André Shinohara.

Para facilitar a escolha, cada seção apresenta os links Grandes Ofertas, de saldão, e Mais Desejados, com dicas diferenciadas – mas a empresa optou por não fazer grandes mudanças além das feitas constantemente para “não correr riscos nesta época do ano”. O investimento veio mesmo na infra-estrutura, com a aquisição de novas máquinas para suportar o aumento no tráfego – a Submarino prevê um crescimento de 45% no faturamento neste Natal, com tíquete médio entre 160 e 170 reais. No ano passado, nesta época, o tíquete médio foi de 140 reais.

Uma das novidades é que cada departamento da loja tem um link especial para os produtos que são mostrados na tevê, no canal de ofertas Shoptour. A outra vem por e-mail, mas apenas para os freqüentadores mais assíduos: a partir de hoje, dia 8, a loja virtual vai disparar uma média de três Torpedos por dia com ofertas-relâmpago (que duram apenas uma hora) para quem compra mais em suas páginas.

Sites relacionados:
www.americanas.com.br/
www.submarino.com.br/

Renata Mesquita, do Plantão INFO

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