E-commerce pode ser seriamente afetado por golpes online


07/05/2004

Uma pesquisa do Gartner junto a cerca de 5 mil adultos americanos que usam a internet constata que, se os golpes de falsificação (como duplicação de páginas de bancos e lojas online) não forem combatidos, o e-commerce tende a sofrer sérios danos. A informação é da TechWeb.

Esse tipo de ataque geralmente começa com uma mensagem de e-mail identificada como sendo de fonte confiável, a exmplo de uma companhia de cartão de crédito ou uma grande rede varejista. Ao acessar um link dentro dessa mensagem, o internauta é direcionado a um site falso, que parece legítimo mas, obviamente, não o é. Então, é solicitado ao usuário atualizar suas informações cadastrais oferecendo, por exemplo, números de conta corrente e do cartão de crédito, endereços e até o nome da mãe (informação muito solicitada pelas instituições para verificar a identidade de alguém). O objetivo, claro, é usar as informações roubadas para ter acesso à conta e ao dinheiro da pessoa. As companhias mais visadas para falsificação, pelo menos nos Estados Unidos, são eBay, PayPal e Citibank.

De acordo com Avivah Litan, diretor de pesquisas do Gartner, 57 milhões de americanos já foram ou pensam ter sido vítimas de golpes do gênero – que, apesar de não ser novidade, está muito mais frequente. Mais de 70% de todos os ataques baseados em falsificação conhecidos foram realizados de outubro de 2003 para cá, sendo os últimos seis meses os mais intensos, respondendo por 16% do total. (segue)

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *