E-commerce no Brasil está crescendo, diz USP

Apesar do varejo tradicional estar passando por um período de desaquecimento devido à instabilidade econômica, o comércio eletrônico brasileiro mantém crescimento. É o que aponta um estudo recente realizado pelo Programa de Administração de Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (Fia), ligada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Fea) da USP, em parceira com a empresa de pesquisas E-bit. A análise, feita com 1,5 mil consumidores online do Estado de São Paulo, revela as expectativas em relação à intenção de compras pela Internet nos meses de setembro e outubro. Apresenta também que apenas 5,4% dos entrevistados não pretendem comprar nos próximos dois meses. O porcentual é bem diferente do encontrado em outro estudo do Provar, que indicava que 78,1% dos consumidores de lojas tradicionais não deveriam adquirir nenhum bem nos próximos 60 dias. CDs, livros e DVDs lideram a lista dos itens que deverão ser adquiridos por 81,1% dos entrevistados. O estudo, publicado pelo site do Governo do Estado, revela ainda que 66,8% dos internautas entrevistados pretendem adquirir até quatro produtos e outros 24,1% têm intenção de comprar mais de seis itens. Além dos artigos mais baratos, há uma grande disposição dos usuários em adquirir artigos com valor agregado alto, como eletroeletrônicos (33,8%), equipamentos de informática (26,5%) e produtos da linha branca (12,9%). O interesse pela aquisição de automóveis também foi considerável (10%). Entre essas pessoas, 26,8% pretendem gastar até R$ 10 mil e 42,7% entre R$ 10 mil e R$ 20 mil. O Provar iniciou uma série de estudos sobre as expectativas de consumo na cidade de São Paulo em outubro de 1999. Desde então, realiza um levantamento trimestral envolvendo consumidores adultos para prospectar as tendências de consumo no período subseqüente.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *