E-commerce movimenta US$ 190 bilhões no Brasil em 2008

27/05/2009

por Felipe Dreher

Alberto Luiz Albertin, coordenador do Centro de Tecnologia de Informação aplicada da FGV-EAESP, estima que um volume de US$ 190 bilhões foi transacionado via internet no País em 2008. Os negócios B2B (business-to-business) representaram US$ 140 bilhões, no período.

O professor é responsável pela Pesquisa de Comércio Eletrônico no Mercado Brasileiro, que chega a 11º primeira edição, esse ano. O levantamento considerou 434 empresas, de diversos portes e setores da economia.

Dentro do universo pesquisado, por relevância, a internet é vista pelas companhias como oportunidade de gerar novos negócios, ferramenta dentro da estratégia competitiva e mecanismo de economia direta.

O relacionamento com clientes ainda é uma prioridade que ocupa o topo dos quesitos avaliados como mais importante pelas companhias. Em uma escala de 3 a 5, o quesito aparece pontuado com 4,67, seguido por privacidade e segurança, com 4,56.

Mesmo assim, o estudo revela uma mudança nos processos de negócio empregados ao comércio eletrônico. De acordo com Albertin, a internet, historicamente utilizada como uma ferramenta para acessar o cliente, começa a ser usada com plataforma de integração da cadeia de suprimento.

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