Dicas para ganhar confiança na odisséia do consumo virtual

01/12/2003

Como se assegurar que a odisséia pelas compras online não se transforme numa frustração no final? Como saber se a loja virtual existe mesmo? Como confirmar se os dados requeridos estão devidamente protegidos?

Essas e outras dúvidas permeiam a cabeça dos e-consumidores, que muitas vezes deixam as facilidades da internet de lado por receio. Mas algumas dicas podem ajudar na hora que a tentação de fazer o shopping com o clique for mais forte.

Para começar, é aconselhável transferir ao ciberespaço os hábitos e intuições que regem as compras no mundo real. Averiguar entre amigos com mais experiência como costumam agir e que truques empregam para evitar tombos também é opção.

Obviamente, se pode examinar cuidadosamente (mais de uma sessão) o site pelo qual se pretende comprar algo e, sobretudo, se informar sobre sua política de devolução e entrega. Se não for possível ( ou muito difícil) obter esses dados, melhor suspender a compra.

Se, depois de se cercar de todos esses cuidados, a loja eletrônica ainda despertar alguma desconfiança, é possível consultar o site www.resellerratings.com, e buscar informações sobre a URL em questão. Explica-se: dentro de um site, pode haver muitos objetos, como uma música, por exemplo, um texto, uma piada ou uma lista de clientes. A URL é o endereço específico daquele objeto dentro do site.

A página em questão é muito respeitada, porque os clientes podem deixar seus comentários sobre suas experiências. No Brasil, o e-Bit também traz avaliações do varejo virtual feitas a partir das opiniões dos próprios internautas. É possível conferir no site um extenso cadastro de lojas. (segue)

Sites relacionados:
a href=”http://www.resellerratings.com” target=”_blank”>www.resellerratings.com
www.ebit.com.br

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