Declaração do IR pode ser feita facilmente pela internet


14/04/2005

Há oito anos a Internet descomplica a vida de milhões de brasileiros que precisam prestar contas ao Leão do Imposto de Renda. No lugar dos formulários impressos, entrou um sistema que permite ao contribuinte usar um computador para preencher a declaração e a Internet para enviar as informações para a Receita Federal. Essa facilidade, porém, não estimula boa parte dos contribuintes a fazer a própria declaração.

Tem muita gente que, por medo ou desconhecimento, paga uma outra pessoa para fazer o serviço. Opção que não é a mais indicada. “O melhor é fazer sozinho”, diz o consultor tributário Paulo Madeira. O motivo é fácil de entender: privacidade. “Toda vez que você faz a sua declaração, você corre um risco, pois abre seu sigilo fiscal para outra pessoa.” De acordo com Madeira, esse é um risco desnecessário. “Os programas são fáceis de usar. Quem tem um mínimo de contato comum PC consegue preencher a declaração e enviá-la para a Receita”. E, se você não quer correr riscos na hora de entregar a sua declaração, é bom começar a se mexer. Até semana passada, apenas 5,2 milhões de pessoas enviaram as suas declarações pela Internet. A Receita espera receber cerca de 20 milhões delas até as 20 horas do dia 29 de abril, quando termina o prazo.

Quer dizer que quase 15 milhões de pessoas vão deixar para fazer tudo na última hora. Assim, os computadores da Receita vão ficar congestionados. E os contribuintes correm o risco de não conseguir enviar os documentos pela Internet. Para fazer a declaração de Imposto de Renda, você vai precisar de dois programas: o IRPF 2005 e o ReceitaNet. O primeiro serve para você digitar todas as suas informações pessoais (como endereço, telefone, e-mail, etc.) e também suas informações de rendimento, como patrimônio e salários recebidos no ano de 2004.

Já o ReceitaNet é usado para enviar a declaração de maneira segura para a Receita. Eles podem ser encontrados no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br). (segue)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.