De olhos sempre abertos


03/06/2003

Não basta ter site na internet, ele tem de funcionar. E isso não envolve somente o enorme trabalho de mantê-lo 24 horas no ar, todos os dias. É preciso que as imagens estejam sempre disponíveis, que os links não falhem, que nenhuma informação seja alterada indevidamente. Ou seja, é fundamental que, a qualquer hora que os visitantes entrem, o conteúdo esteja totalmente disponível e íntegro.

Pensando nisso, a GlaxoSmithKline (GSK) utiliza o WebWatch, ferramenta de monitoramento para aplicações Web desenvolvido pela 3Elos Segurança em TI. “O serviço não garante a segurança, mas ele avisa da forma mais rápida possível se há algo errado nas nossas páginas”, define André Lemos, coordenador de telecomunicações e segurança da GSK.

A companhia do segmento farmacêutico tem cadastrado ao todo 15 sites, entre eles o institucional, a página de informações médicas para os profissionais da área e o site para compras online de seus fornecedores de materiais diretos e indiretos. O WebWatch transforma esse cadastro em um banco de dados e em cima disso compara a integridade e disponibilidade das páginas que estão no ar, periodicamente – de acordo com a freqüência programada. “É importante identificar a parte do site que é estática – porque nesse caso o sistema consegue analisar disponibilidade e integridade do conteúdo – das áreas que são dinâmicas, em que só é possível checar a disponibilidade”, aponta.

O executivo destaca que o funcionamento do serviço é muito simples. Não foi necessário instalar nada, nem comprar ou mudar algo no ambiente. O WebWatch é um serviço totalmente externo, realizado a partir dos servidores da 3Elos. “A vantagem é que as informações da condição das páginas vêm de uma visita de outro provedor. Afinal, nossa equipe, em geral, acessa o site para manutenção e não para consulta. E sem um sistema desses, quando há problemas, são os clientes que acabam nos avisando e isso não é bom para a imagem da empresa”, destaca Lemos. (segue)

Site relacionado: www.3elos.com.br

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.