CRM no celular?


07/04/2003

A entrada da operação da tecnologia celular GSM, bem como a migração de algumas empresas de celulares para a tecnologia 2,5G, que permite velocidades maiores para a transmissão de dados e acesso à internet vai revolucionar a forma como as empresas e os consumidores se relacionam. Esta é a visão do Edge Group, instituto de análise de mercado, no estudo “CRM e os canais móveis”, realizado com 80 companhias entre as 500 maiores do Brasil.

A maioria das empresas, no entanto, não está se preparando para explorar os canais móveis em sua estratégia de atendimento ao cliente (CRM), conclui o estudo. O resultado não chega a surpreender, afinal trata-se de uma preocupação recente, mas que já deveria estar na pauta dos executivos de marketing. A recomendação do instituto é clara: as pioneiras terão vantagem competitiva. “O celular é um canal que vai crescer muito”, aposta Souvenir Zalla, diretor de pesquisa e análise do Edge Group.

Segundo dados da Anatel, a agência que regula o setor de telecomunicações, há 35 milhões de celulares em operação. A maioria é de aparelhos pós-pagos, os de menor rentabilidade para as operadoras. Mas, acredita Zalla, as classes A e B e as grandes corporações são potenciais usuárias dos novos serviços de alta velocidade. (segue)

Ralphe Manzoni Jr.

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