CRM ainda é visto como uma simples ferramenta de automatização


03/04/2003

A E-Consulting realiza estudo com gerentes de tecnologia da informação e das áreas de marketing, serviços e atendimento, constatando que a solução de CRM (customer relationship management) ainda é um conceito distorcido no Brasil. Quase a metade dos profissionais (44,7%) consideram a solução uma ferramenta de automatização de relacionamento com os clientes.

Do universo de 119 profissionais de gerência de TI e 114 gerentes das áreas de marketing, serviços e atendimento, 29,5% avaliam o CRM como uma filosofia de relacionamento da empresa com o mercado, 11,5% como uma metodologia, 8,3% como uma tecnologia de personalização, e 6% como uma estratégia corporativa.

Realizado nos meses de outubro e dezembro de 2002, o estudo aponta ainda que o segmento de CRM representou R$ 120 milhões em negócios no país em 2002 e deverá chegar a R$ 135 milhões neste ano. Mundialmente a estimativa da E-Consulting é a de que estas soluções representaram US$ 12,5 bilhões no ano passado e chegará a US$ 14 bilhões em 2003.

Site relacionado: www.e-consultingcorp.com.br

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