Criar relações com os clientes através da web

16/05/2007

“Mais importante do que uma marca estar presente na web, é ela criar relações com o seu target”. A ideia foi defendida pelos especialistas da Google, que participaram na conferência “E-MKT 2007, Estratégias de Posicionamento das Marcas na Internet”, realizada em Lisboa, em 19/04/2007.

Para Inês Gonçalves e João Anastácio, membros da equipa da Google Ireland, “os anunciantes tem de ser cada vez mais encorajados a criar e a desenvolver conteúdos ‘on-line’ de qualidade”. Embora a própria Google já tenha duas ferramentas de e-marketing – a Adwords e a Adsense, ambas relacionadas com a optimização dos motores de busca – não deixa de salientar outras estratégias que em Portugal ainda estão a dar os primeiros passos. É o caso da utilização do YouTube como ferramenta de e-marketing.

“Criem um canal no YouTube, ponham vídeos, oiçam o feedback do vosso público-alvo e dêem-lhes precisamente aquilo que eles vos pedem”, explica Inês Gonçalves. Desde a NBA a Tony Blair, a estratégia já é usada em todo o mundo.

A interacção com os internautas tem sido a grande aposta da Google, através do GoogleLabs. Neste espaço, os utilizadores são convidados a experimentar novos conteúdos e deixar as suas opiniões. Desta partilha já nasceram produtos como o Gmail e o Google Earth.

Interacção em Portugal

A interacção com o público-alvo é também defendida por Sérgio Leitão, da agência de comunicação Elect3city. “A web está agora como devia sempre ter sido: uma comunidade de partilha”. Para este profissional, tudo o que se aprendeu no marketing tradicional pode ser agora usado em conjunto no «on-line» e, mais do que «sites» institucionais, as marcas tem de ter páginas utilitárias. Passatempos, agendas culturais e comunidades virtuais são essenciais para fidelizar os clientes.

Paula Cosme Pinto

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