Crescem os riscos de colapso na Web, diz estudo


02/12/2002

O risco de ocorrer um colapso na Web causado por algum tipo de desastre natural ou ações terroristas está crescendo, segundo um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Ohio, nos EUA.

Os cientistas realizaram diversos ataques simulados para verificar quão vulnerável está a Internet. Eles concluíram que se um ataque ou desastre incapacitar ou destruir os principais pontos de tráfego da Internet, a rede por si mesma ainda será capaz de solucionar o problema.

De acordo com os resultados da pesquisa, a Internet ficou mais vulnerável porque se tornou mais comercializada. Nos seus primórdios, a Web era o mais descentralizada possível com mais pontos de acesso que atualmente. Isso significa que se um ponto despencasse, o tráfego poderia ser facilmente vazado para outros links e transferido para todas as partes.

No entanto, o aumento da comercialização da Internet tem resultado no surgimento de grandes hubs que agem como pontos de distribuição, tornando a Internet mais centralizada e, consequentemente, mais vulnerável.

Os pesquisadores afirmam que se um importante hub de Internet for atingido ele poderá estender os efeitos por toda a Internet, causando grandes interrupções.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.