Cresce participação da Internet na campanha presidencial No ratings yet.

A Internet está se mostrando uma poderosa ferramenta de campanha dos candidatos à Presidência. Com as eleições se aproximando, comitês partidários registram aumento no número de visitação aos sites, ao mesmo tempo em que se intensificam as estratégias dos candidatos com o envio de e-mails.Nos levantamentos do Ibope eRatings, empresa que mede audiência na rede de computadores, Ciro Gomes é o único cujo site (wwww.ciro23.com.br) aparece com alguma representatividade. No mês de agosto, o candidato da Frente Trabalhista teve 75 mil usuários únicos visitando o endereço eletrônico.O Ibope eRatings monitora 6 mil usuários residenciais de Internet no País. O analista da empresa, Alexandre Magalhães, explica que são considerados para efeito de análise apenas os sites com 20 visitantes por mês, no mínimo, volume que representa 60 mil pessoas pelos critérios do Ibope eRatings. “Os sites dos outros candidatos receberam visitas, mas em menor volume”, diz Magalhães.Os dados mostram que Ciro Gomes teve 75 mil visitantes únicos no site em agosto, que passearam por 431 mil páginas. Na média, cada pessoa fez ao longo do mês 1,1 visita, com permanência de 4,27 minutos no endereço.O levantamento correspondente a setembro deve apontar elevação no número de visitas de todos os candidatos. “O interesse das pessoas aumenta com a proximidade das eleições”, disse o analista. Os números divulgados pelos candidatos também mostram isso. As últimas apurações apontam que o site do candidato do PSDB, José Serra, (joseserra.org.br) obteve uma média diária de 20 mil a 30 mil visitantes, segundo a assessoria do candidato. Na média de agosto, eram 12,9 mil, com um total de 1,2 milhões de páginas acessadas.O site do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, (www.lula.org.br) registrou no mesmo mês 1,8 milhão de páginas visitadas, com uma média diária de 5 mil visitantes únicos. Os dados da assessoria do candidato mostram que esse número subiu para algo entre 6 mil e 7 mil visitantes únicos nesta semana.A assessoria do candidato do PSB, Anthony Garotinho, informou que não conta os dados de acesso ao site, mas recebe uma média diária de cem e-mails.O jornalista e especialista em marketing político, Marco Iten, destaca que alguns candidatos vêm fazendo uso mais eficiente das ferramentas da Internet e sabendo aproveitar melhor as possibilidades da rede de computadores.Ele avalia que o site de Lula, por exemplo, usa uma linguagem apropriada ao meio eletrônico e tem boa apresentação visual.No aproveitamento do instrumental técnico oferecido pela Internet, o especialista destaca o site de José Serra como o mais ágil e capaz de maior mobilização da base de simpatizantes. Há duas semanas, por exemplo, o candidato disparou para todos os cadastrados em seu portal uma mensagem contendo dez razões para ele ser eleito tendo como base as propostas para a mulher. A estratégia foi utilizada justamente quando Ciro Gomes esteve às voltas com a polêmica frase sobre a importância do papel da mulher, Patrícia Pillar, na campanha. O e-mail de Serra ainda trazia recursos que facilitavam a replicação da mensagem, que vinha com a sugestão de que fosse repassada para 10 mulheres.No site de Anthony Garotinho, (www.2002garotinho.com.br) a reportagem não encontrou um telefone para contato, que deve ser feito apenas por e-mail. “É preciso estar atento para uma configuração que permita o uso pleno de todos os recursos”, disse Iten. Marineide Marques

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