ConWeaver promete revolucionar as buscas de documentos na web


18/11/2005

Como no conto de fadas, o Google poderia perguntar: “Diga espelho meu, há sistema de buscas melhor do que o meu? “Não, responderia o espelho mágico”. Por pouco tempo. O Instituto Fraunhofer, com sede na Alemanha, anunciou hoje a criação do ConWeaver, um novo buscador que, dizem os especialistas, irá revolucionar a internet.

O Google é um sistema de buscas textual, isto é, ele pesquisa na web por palavra-chave. Digamos que se faça uma busca, em inglês, por Golf, o esporte. Os resultados retornados pelo Google incluirão também Golf (acidente geográfico) e Golf ( marca de automóvel). Tudo de forma desordenada.

Já o ConWeaver, segundo o Thomas Kamps, pesquisador do Frauhhofer, faz garimpagens semânticas. No caso acima, ele “sabe” que Golf pode significar várias coisas e, desse modo, traz resultados agrupados ordenadamente ( tudo sobre Golf como esporte, tudo sobre Golf como acidente geográfico e tudo sobre Golf como carro), facilitando a vida do internauta.

Por enquanto, o ConWeaver estará disponível apenas para uso em redes de computadores empresariais. “Estamos limitados a certos temas, como microbiologia e engenharia de construção, mas logo estaremos disponibilizando conteúdos mais gerais para os internautas de todo o mundo”, disse Kamps à BBC.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *