Consumidor confia cada vez mais no comércio eletrônico

16/07/2010

O Índice de Confiança do "e-consumidor" pela primeira vez apurou resultados semelhantes em dois meses consecutivos. No mês passado, 86,3% das pessoas se mostraram confiantes nas compras feitas via comércio eletrônico (e-commerce), percentual este que é igual ao de abril.

O indicador é desenvolvido pela e-bit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico, em parceria com o Movimento Internet Segura (MIS), comitê da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net).

Segundo Marinês, coordenadora do MIS, o índice é positivo para as empresas do segmento e fica mais de um ponto percentual acima do patamar considerado de excelência pela camara-e.net, que é 85%.

Já o diretor executivo da camara-e.net, Gerson Rolim, salienta que a estabilidade do índice de confiança revela o acerto das lojas no que diz respeito a investimentos na tecnologia de segurança, procedimentos logísticos e treinamento. Em nota, o executivo Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit, diz que a satisfação dos e-consumidores acima de 86,03% em maio é positiva, tendo em vista o período de alta demanda gerado pelo Dia das Mães e pelo Dia dos Namorados.

Mas isso não é privilégio do Brasil. No mundo todo cresce a aceitação e o uso da internet para se fazer compras e negócios já é mais que uma tendência. É uma realidade.

No Reino Unido, por exemplo, as vendas online deverão duplicar sua participação de mercado nos próximos anos e chegar a 10,4% das vendas totais do varejo  em 2012, de acordo com o Online Retail Report da PayPal. A expectativa é que o varejo online tenha uma expansão de 36% nos próximos 18 meses, enquanto o mundo offline deve registrar uma alta de apenas 1%.Desde o final de 2006, o varejo online já triplicou sua participação de mercado e, com o forte crescimento, deverá continuar a tomar mercado. Enquanto as vendas pela internet deverão apresentar uma expansão da ordem de 22% em 2010 e de 18% em 2011, as vendas no mundo físico subirão 0,4% e 1,6%, respectivamente.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.