Conquistar e fidelizar clientes é mais fácil na internet


10/12/2005

Sabe aquela máxima “Conquistar um novo cliente custa 75% mais caro do que manter um atual”? É verdade. Mas não é a única verdade.

A internet, não só oferece os meios para conquistar novos mercados e clientes como potencializa a sua manutenção e fidelização, sem necessidade de altos investimentos. Para isso, existem conceitos e estratégias de marketing e publicidade online que as empresas procuram conhecer cada vez mais para buscarem e ampliarem seus espaços.

Ter um site e através dele planejar a venda de produtos ou serviços está se tornando uma importante estratégia comercial para empresas e também uma oportunidade de negócio para pequenos empreendedores. Mas, como a grande maioria já sabe, ter um site não basta. Na minha opinião, a conquista de sucesso na internet passa pela cumprimento de três etapas:
1 – criação do site
2 – conquista de clientes
3 – manutenção dos clientes

Falando inicialmente sobre ter um site, podemos afirmar que não existe negócio, de qualquer tamanho ou tipo, que não possa se beneficiar de ter um site. Médicos, clínicas, advogados, imobiliárias, escolas, cartórios, lojas, indústrias, restaurantes, hotéis, supermercados. Enfim, toda empresa ou empreendedor que tenha clientes com acesso à internet. E os dados estatísticos publicados quase que diariamente mostram que, atualmente, muita, mas muita gente mesmo, tem o costume de navegar na web, seja em casa ou no trabalho, por diferentes motivos, como educação, compras, lazer, informação, etc. Por isso, hoje em dia ter um site não é mais questão de status, mas ao contrário disso, não ter um site passa a ser prejudicial e até mesmo um fator pejorativo.

Os clientes na internet

Pesquisas apontam mudanças de hábito nos internautas brasileiros que hoje passam a utilizar a internet como forte aliada na escolha e consumo de produtos e serviços. O usuário de Internet está entre os consumidores com maior potencial de compra do mercado e isso deve ser avaliado pelas empresas que procuram conquistar novos clientes. Porém esses novos hábitos dos consumidores indicam também a necessidade de manter seus clientes atuais. Da mesma forma como existe a fidelidade também na rede, ou seja, que usuários costumam identificar-se com uma marca, um site ou uma loja virtual, também é verdade que o seu concorrente está a um clique de distância. Não existem mais fronteiras físicas e o seu cliente tem uma enorme variedade de opções facilmente acessíveis.

A divulgação de uma empresa e seus produtos ou serviços na internet favorece a conquista de novos clientes através de ações planejadas e executadas com objetividade. Mesmo com pequena capacidade de investimento uma campanha pode conquistar facilmente resultados se for estruturada utilizando as principais estratégias, como o e-mail marketing e a publicidade em sites de busca. Através da propaganda por e-mail podemos procurar nossos clientes potenciais e, por outro lado, nos sites de busca, pessoas com interesses definidos procuram assuntos relevantes para si, entre eles produtos e serviços.

É claro que essa ampliação de mercado e conquista de novos clientes, não se dá da noite para o dia. As campanhas devem ser planejadas, implementadas, reavaliadas e planejadas e implementadas novamente. E novamente.

Como a comunicação é um das principais benefícios promovidos pela web, potencializada pela interatividade em tempo real, a fidelização dos clientes passa a ser um objetivo não só facilitado como necessário. A criação de comunidades de relacionamento permite a reunião de pessoas com interesses semelhantes e a fixação de uma marca dentro desse grupo vai potencializar muito a possibilidade de fidelização. Além disso, as empresas precisam conhecer seus clientes e suas necessidades. Assim, criar novas necessidades e atendê-las passa a ser fator preponderante para a saúde de uma empresa virtual.

Ricardo Prates Morais é editor da emarket News e consultor da emarket (www.emarket.ppg.br), agência de marketing e publicidade online.

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