Conheça as vantagens de comprar o presente de Natal pela internet

23/11/2009

Natal é sinônimo de presente. E se você é daqueles que odeiam encarar aquelas enormes filas, uma solução viável é aderir ao comércio online. O crescimento deste segmento é uma realidade e vem animando empresários e consumidores, estes, cada vez mais ávidos em encontrar o presente certo, com descontos maiores.

“Além de poder comprar em apenas um clique, a compra acaba sendo mais consciente. Não só pela comparação de preços entre sites ser muito fácil, mas pelas promoções incríveis que a internet oferece nos dias de hoje. Custos como gasolina, táxi, estacionamento e outros, acabam compensando a compra pela internet”, afirma Natan Sztamfater, Diretor da PortCasa, loja virtual em artigos para o lar.

Segundo estudo divulgado pela e-bit, o mercado brasileiro encerrou o primeiro semestre com R$ 4,8 bilhões de receita, com um aumento de 27% em relação ao mesmo período de 2008. A expectativa de faturamento para o comércio eletrônico até o final de 2009, no Brasil, é de R$ 10,5 bilhões.

Flavio Luizetto, gerente de operações da WEBTraffic, informa que os artigos mais procurados pela internet são: eletrodomésticos, eletrônicos, brinquedos e games, e nessa época, o consumidor deve ficar atento nas promoções. “Assim como a concorrência tenta adequar seu preço nas vitrines para não perder consumidores, as lojas on-line também querem oferecer preços arrasadores ou pacotes de compra que valham à pena”, afirma Luizetto.

Flavio Luizetto resalta, ainda, que na internet pode-se conseguir maiores descontos com a pesquisa realizada pelo usuário. “Pechinchar o preço através da internet é possível na ótica da busca. O usuário que já sabe o produto, modelo e marca que deseja pode pesquisar em inúmeros sites qual o melhor preço e forma de pagamento. Mas, pechinchar com o site em si, é mais difícil, pois os sites trabalham com preços fechados e o que podem oferecer de vantagem são brindes ou fretes grátis, por exemplo”.

O consultor Natan Sztamfater dá sete dicas para quem quer comprar e aproveitar as promoções da internet nesse final de ano.

1. Busque lojas especializadas: navegue na web e procure por lojas virtuais segmentadas em seu campo de atuação. Elas dão mais opções em seu mix de produtos e maior variedade de marcas. Utilize buscadores como o google para encontrar esse tipo de loja.

2. Cadastre-se e receba e-mails: identifique o link de cadastro da loja online e insira seus dados. A maior parte delas costuma realizar campanhas de emails com promoções variadas apenas aos cadastrados e você ainda recebe, periodicamente, as novidades do Natal direto em seu endereço eletrônico. Elas costumam privilegiar quem recebe seus comunicados e os descontos são bem interessantes, principalmente nessa época do ano.

3. Se você é de outra cidade: muitos lojistas e pessoas físicas costumam programar viagens perto do Natal para São Paulo para preparar seu estoque ou presentear os amigos e a família com produtos encontrados a preços bons nos bairros populares da capital paulista. Muitos varejistas virtuais já oferecem essa comodidade de entregas em todo Brasil e ainda faz você economizar com o deslocamento de uma cidade a outra. Compre a um clique de distância e veja na ponta do lápis a economia que pode fazer.

4. Compare: hoje a internet já disponibiliza sites que comparam preços entre lojas e muitos varejistas virtuais competem para aparecer com seus produtos, aplicando bons preços ao e-consumidor. Visite sites como Buscapé, por exemplo, e faça sua pesquisa de preços antes de comprar.

5. Twitter: acompanhe suas lojas preferidas no twitter. É possível conferir, muitas vezes, promoções exclusivas feitas para este canal.

6. Antecipe-se: nos meses de novembro e começo de dezembro, as lojas virtuais normalmente facilitam as vendas a fim de antecipar os pedidos de Natal, diferente das lojas físicas. Os portais costumam fazer suas campanhas nessa época com promoções, pois sabem que quanto mais próximos da data, maior o número de pedidos. Isso evita problemas operacionais na entrega e você recebe seus produtos com a comodidade de ter se antecipado.

7. Atenção a segurança: antes de efetuar seu pedido, identifique se o portal possui selos de segurança de credibilidade e são reconhecidos pelos principais órgãos que regulam o comércio eletrônico no país. Todas as lojas virtuais que oferecem segurança disponibilizam essas informações na home do site, mas certifique-se sempre sobre a veracidade do conteúdo. Vale a pena falar do e-bit. Veja como esta loja está qualificada. O Buscapé pode ser utilizado pra isso também.

Caso você seja do tipo que não gosta da lotação das lojas no Natal, a opção é participar da multidão que vão as compras online. Fique atento às dicas do especialista, principalmente, conferindo se o site tem os selos que garantem a segurança de sua compra e comparando os preços entre todos os concorrentes. A internet trouxe mais praticidade na hora de comprar, basta escolher e efetuar a compra.

Por Fábio Bandeira de Mello

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.