Concurso para sites queridos pelo Google


28/05/2004

Os desenvolvedores de sites queimam neurônios para apresentar informações na internet com design, clareza e otimização – garantindo que as páginas tenham uma boa colocação nos mecanismos de busca. Para unir os programadores e compartilhar técnicas, as empresas DarkBlue e SearchGuide promovem um concurso que premiará a página que ficar mais tempo no topo das buscas do Google.

A competição, que começou no dia 7, propõe que os participantes desenvolvam sites com a expressão de busca ‘nigritude ultramarine’.

– Escolhemos palavras sem sentido comercial e que não tenham tido resultados anteriores. Assim, não interferimos no funcionamento do Google – detalha Michael Robertson, coordenador de Estratégia da Darkblue, em entrevista por e-mail ao caderno Internet.

O jogador/desenvolvedor que ficar mais tempo em primeiro lugar no Google ganhará um iPod Mini. O responsável pela página que estiver no topo da lista do Google em 1º de junho receberá um monitor de tela plana da Sony.

Muitos debates virtuais discutem a melhor maneira de ‘subir’ nas buscas, o que pode ser feito por métodos legais ou não. Os principais parâmetros que definem a boa colocação são uma estrutura simples, conteúdo único e endereço publicado por outros sites. Mas muitos métodos usados na engenharia das páginas não são divulgados.

– O Pagerank, sistema de organização do Google, analisa vários fatores, como a navegabilidade do site, a relevância dos links e um código HTML bem escrito. Além disso, ter o link da sua página em um site muito acessado é um bom diferencial. Alguns participantes, por exemplo, forneceram seu endereço no Ebay – explica o programador da Insite, Adriano Vieira Petrich, 31 anos.

Segundo Robertson, as técnicas de otimização variam entre escolhas de alto risco – links ocultos e redirecionadores – e baixo risco, com a otimização do conteúdo.

No Google, os usuários são avisados que ‘ações como páginas ocultas, escrever texto só identificado por mecanismos de busca, mas não pelo usuário, ou links que enganam os buscadores podem fazer com que o site seja removido’.

Mais de 160 mil páginas participam do concurso. Os vencedores serão conhecidos em 7 de junho. Até lá, os usuários podem continuar tentando conquistar a popularidade máxima com o ‘nigritude ultramarine’.

Sites relacionados:
www.DarkBlue.com
www.SearchGuild.com

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.