Comunique-se lança cursos online com comunicação por chat


28/04/2005

O Comunique-se lança em maio uma nova era de Cursos Online. A partir de agora, o objetivo principal será proporcionar aos participantes a oportunidade de fazer exercícios, na maioria textos, e tê-los corrigidos por experientes profissionais do mercado. “O curso será baseado em exercícios e salas de chat entre professores e alunos”, resume o diretor de Cursos do Comunique-se, Cassio Politi.

Os primeiros cursos a obedecer a esse formato são “Jornalismo Online”, “Texto em TV”, “Jornalismo Ambiental”, “Redação e Estilo para Jornais e Revistas” e “Como Escrever um Bom Release”. A inscrição em cada curso será de R$ 75,00. Estudantes e funcionários de empresas e faculdades parceiras do Comunique-se têm desconto de 15%.

Após se inscrever, o aluno recebe uma senha e inicia a leitura de uma apostila online. Ao final dessa leitura, pode fazer o download da apostila e parte imediatamente para exercícios. Todos os exercícios serão corrigidos individualmente e por escrito pelos professores. Após essa, é feito um chat, numa ferramenta simples que coloca em contato direto professor e alunos. Ali, os participantes tiram dúvidas e propõem debates. A seqüência de exercícios e chat se repete mais uma vez. Ao final do curso, os alunos que tiverem concluído todas as etapas recebem certificado do Comunique-se pelo Correio.

Os alunos terão parte das atividades em tempo livre e parte com horário pré-determinado. A leitura das apostilas e textos propostos e os exercícios podem ser feitos em qualquer horário, mas respeitam um prazo pré-determinado. O chat tem data e hora determinadas e o aluno é obrigado a participar dele para concluir o curso com sucesso.

Esse novo formato elimina dois problemas comuns ao ensino via Internet, enfrentados inclusive pelo Comunique-se. Muitos alunos tiveram problema para acessar a antiga sala de aula, o que gerou mudança de data em várias ocasiões. Esse problema acabou. “O ensino via Internet está em fase inicial e é natural que surjam algumas dificuldades”, diz Politi. “Felizmente, encontramos ao mesmo tempo uma saída que soluciona o problema e melhora a qualidade de nosso ensino.”

“Com esse novo formato, os alunos serão estimulados a fazer os exercícios”, acredita André Rosa, professor do curso de Jornalismo Online (via Internet e também presencial) e do curso de Construção de Site Jornalístico. “Isso, entretanto, não trará prejuízo às discussões mais complexas, que poderão surgir de acordo com a vontade dos alunos”, completa Mariana Duccini, que desde 2004 ministra cursos online no Comunique-se e estará à frente do curso “Redação e Estilo para Jornais e Revistas”.

É possível participar do curso de qualquer lugar do mundo. Basta estar em um computador conectado à Internet. Não será preciso instalar nem possuir nenhum programa especial.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas via internet.

Site relacionado: www.comunique-se.com.br/cursos

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.