Compras pela Internet podem ser seguras

19/08/2006

O Verified by Visa é um serviço protegido por password, simples de utilizar, e que verifica a identidade do detentor do cartão enquanto este faz compras online.

Muito simplesmente, pede ao detentor do cartão a sua password pessoal quando efectua o pagamento de bens online com o seu cartão Visa, tal como aconteceria com o PIN ou assinatura se fossem compras presenciais.

A Visa assegura, em comunicado, que este serviço «dá a garantia de que um detentor de cartão genuíno e um comerciante genuíno estão envolvidos na transacção, ao mesmo tempo que os protege do risco do seu cartão ser usado de forma fraudulenta na Internet. Ao comerciante dá a garantia de que o detentor do cartão é quem afirma ser e reduz a probabilidade de transacções fraudulentas».

Quem estiver interessado em aderir ao Verified by Visa, deve dirigir-se ao seu banco, que lhe pedirá a resposta a uma série de questões de segurança, a selecção de uma password de autentificação e de uma frase secreta, que será visualizada durante o processo de verificação, de forma a que o detentor do cartão saiba que está a lidar com um comerciante legítimo.

Uma vez registado, o detentor do cartão pode fazer compras em qualquer loja online aderente, escolhendo os bens e serviços que deseja e acedendo à página de verificação. Aí introduz o número do seu cartão Visa e surge uma janela do seu banco a solicitar a introdução da sua password. O banco verifica a autenticidade da password e completa a transacção, dando ao comerciante e ao detentor do cartão a confiança de que ambas as identidades foram autenticadas.

A questão da segurança nas compras online preocupava os consumidores. Segundo estudos da Visa, 76% dos clientes dizem querer um sistema protegido por password, para permitir a compra na internet com total tranquilidade. Mais de 70% dos consumidores admitiram que comprariam mais vezes na Internet com o Verified by Visa. «Existem, também, indícios que sugerem que o Verified by Visa está a estimular activamente o e-commerce: 90% dos que nunca efectuaram compras online dizem que o fariam com o Verified by Visa», dizem.

Na Europa já existem 6,8 milhões de detentores de cartões registados e 34.000 comerciantes aderentes.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.