Compra na web com cartão é segura, diz estudo

09/02/2007

O meio de pagamento de menor risco e maior comodidade para compras online parece ser o cartão de crédito, que respondeu por 68% das operações de comércio pela internet feitas no ano passado por consumidores brasileiros.

A avaliação é de Fernando Chacon, diretor de Marketing do Itaú Cartões. Segundo ele, os casos de fraude em compras pela internet pagas com cartões de crédito no Brasil está abaixo da média mundial que, segundo ele, é de 0,07%.

“É muito seguro”, diz, explicando que as bases de dados das empresas cruzam muitas informações antes de autorizar a compra. Chacon não revelou, porém, qual é a média brasileira de fraudes nesse tipo de uso do cartão.

Um estudo feito pelo Credicard Itaú em parceria com a empresa de pesquisa e-Bit mostra que os consumidores mais preocupados com a questão da segurança na manipulação de dados por meio da rede têm idade entre 36 e 59 anos. “Após os 35 anos, o mais importante é a segurança”, diz Pedro Guasti, diretor da e-Bit.

Na opinião dos especialistas, o maior risco para o comprador são as transferências bancárias, que ainda são realizadas em 3% das transações online do país. O pagamento com débito automático também é seguro, mas o consumidor adota essa opção em apenas 2% das situações, pois é um pagamento a vista de um produto que ainda não foi entregue.

Manuel Matos, presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, diz que o Brasil vem dando grandes passos para melhorar a segurança do comércio online e avisa que os lesados por quaisquer fraudes ou mesmo problemas com entregas de compras online, além de outros contratempos, podem procurar o Movimento Internet Segura (www.internetsegura.org), formado por um comitê de segurança, com apoio de advogados e, em breve, do Serasa. “Solucionamos 88% dos casos e já tiramos lojas do ar, devido a práticas não adequadas de comércio”, diz. 

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.