Como você tem tratado seus clientes?

Você já se deu conta de como vem tratando seus clientes? Você sabe que importância tem o cliente para sua empresa?Você que é empresário ou profissional liberal, treina constantemente seu pessoal para atender de forma excepcional todos seus clientes? E você? Já fez algum curso, palestra ou treinamento para aprender a tratar seus clientes de forma a mantê-los com você por toda a vida? E como existem empresas e empresários que ainda não se conscientizaram desta triste realidade. Quer ver? É simples: basta você adentrar em alguns estabelecimentos comerciais próximos a sua casa ou num centro de compras e logo verá que são ainda poucas as pessoas preparadas e qualificadas para um bom tratamento/atendimento. A causa disto é certamente a falta de cuidado e zelo da empresa no que se refere aos seus ativos mais preciosos, os clientes. Outro dia adentrei a sala de um consultório dentário. Havia ou “jazia” atrás de uma mesa uma mocinha até “bonitinha”, mas que por algum motivo naquele dia estava pronta para matar o primeiro que aparecesse.Nas lojas sempre vejo que os vendedores reparam primeiro na roupa que as pessoas estão usando para depois atenderem (ou não) o “tal indivíduo”. Como se tivessem visão de raio-x e pudessem ver a conta bancária da pessoa. E aí meu caro! Seus clientes começam a sumir e você não tem nem idéia do porque né? Ando constantemente nos mais variados tipos de comércio em várias cidades brasileiras e o que percebo claramente é uma grande preocupação das empresas em trazer novidades: preços, estoque, mídia, logística, promoções e, pasmem: pouca preocupação com a contratação, preparação e treinamento de indivíduos que realmente possam encantar, conquistar e manter novos clientes. Minha preocupação é que não existem meios que possam medir o número de clientes que saem de seu estabelecimento mal atendidos ou insatisfeitos por um ou outro motivo. Você simplesmente não pode medir isso. E aí você pode ser um forte candidato a ex-empresário. Assustado? Sim pode ficar. Se no seu tempo não preparavam as equipes, não treinavam o pessoal que atendia tudo bem, mas, você acaba de entrar no futuro, no século XXI. E, não falo de treinar somente uma vez na vida e outra na morte não. Tem que ser algo continuado: dia-a-dia, semana-a-semana, mês-a-mês, trimestre a trimestre, ano a ano. É reciclagem mental mesmo. É realmente uma estratégia para haver uma mudança na cultura; na raiz do problema que é o conteúdo humano que forma seu corpo de funcionários. Aí sim poder dizer que você preocupa-se cada vez mais com estes “indivíduos” que andam meio sumidos e atendê-los de forma excepcional para que além de comprar e fazer negócio com você, possam voltar sempre e ainda divulgar seus produtos e serviços a todos que puder. Vai aí um pequeno conceito de cliente:”Cliente seu e de sua empresa é aquele que fez negócios contigo e voltou pra fazer um segundo negócio. Este sim você pode considerar cliente”. Se ele voltou é porque você deu motivos, ele sentiu-se importante na sua organização e voltou porque confiou nos seus produtos e serviços; sentiu confiança no seu negócio e no seu pessoal. Lembrem-se: quando se fala de qualidade no atendimento a clientes não estamos nos reportando a lojas que vendem bens, mas também a atendimentos nos hospitais, consultórios médicos, advogados, bancos, lavanderias e hotéis. Qualquer empresa que de alguma forma mantém contato com clientes é passível de atender mal e pode estar atendendo de forma errada e os clientes estão saindo com uma péssima impressão de vocês e ainda contar pra todos que puder. E você não fica nem sabendo. Recentemente hospedei-me num hotel no e pedi que lavassem minhas camisas. Recebi-as bem limpas e passadas mas, notei que todas elas estavam riscadas de caneta na sua parte interna, marcando o número do meu quarto: 130, achei lindo, todas as minha camisas riscadas; Agora, neste exato instante estou escrevo esta matéria com uma delas.Pergunto a vocês, volto lá? Espero que com esta matéria você empresário prepare melhor seu pessoal, pague treinamentos, incentive a leitura a respeito de temas voltados para a excelência, faça você também cursos e treinamentos.O Brasil é um país riquíssimo de grandes profissionais nestas áreas. Temos grandes instituições voltadas para estas disciplinas fundamentais para o crescimento das organizações. E acima de tudo lembre-se: trate bem as pessoas que trabalham com você, elas geralmente retribuem aos clientes a forma com que são tratadas na sua empresa, pois, “Quando se trata alguém de maneira especial, ela responde de maneira especial”.LUIZ CÉSAR HOECKELE, é consultor, facilitador e palestrante com mais de 14 anos dedicados ao varejo. Ministra cursos, seminários e palestras sobre: vendas, liderança, motivação e atendimento ao público em várias empresas e instituições. Escreve matérias para sites e revistas especializadas no varejo. CONTATOS PELOS TELEFONES: 65-9975.3554 / 65-641.0304 – E-Mail = falecomluizbol.com.br

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