Como obter lucro na internet?

14/04/2008 

Hugo Calixto

Quais ferramentas podem gerar lucros, ou seja, contatos potenciais para sua empresa na internet? Atualmente elaborar um site com o objetivo de transformá-lo em um canal de negócio é o sonho de qualquer empresário principalmente quando sabemos que os mecanismos de busca são utilizados por 100% dos internautas, ou seja, todos os usuários usam sites como Google, Yahoo!/Cadê, entre outros, para achar o que procuram.

E são justamente esses sistemas que oferecem links patrocinados, resultados de busca que aparecem com destaque nos buscadores, geralmente acima ou ao lado direito da página, também conhecidos como resultados patrocinados ou pagos. Por exemplo, quando um internauta realizar uma busca por gráficas, além dos resultados espontâneos, na área de links patrocinados, surgirão as empresas desse segmento que pagam para aparecer neste espaço em específico. Para anunciar é fácil. O empresário escolhe palavras-chave do seu setor, aciona portais que trabalham com esse sistema e as cadastra. Geralmente o valor a ser pago é de acordo com o número de cliques que o anunciante recebe. Segundo estatísticas, no Brasil, os links patrocinados correspondem a 15% do investimento total da publicidade online.

 
Porém, não é o que revela uma pesquisa realizada pela consultoria WBI Brasil, especializada em planejamento de marketing online. Ela aponta que 92,16% das pessoas que utilizam ferramentas de busca clicam nos resultados espontâneos, enquanto apenas 7,8% preferem clicar em links patrocinados. Nesse caso, a otimização de site seria uma boa saída para conquistar o mercado brasileiro online.
 
Por meio dessa ferramenta é possível identificar as palavras-chave relacionadas algum setor em particular, analisar a concorrência e a posição da empresa nos sites de buscas, elaborar estratégias para popularizar a organização, entre outros. Ou seja, com esse sistema o conteúdo é pensado e elaborado estrategicamente, principalmente para que a empresa seja mais facilmente encontrada nas pesquisas em sites de buscas por palavras-chave que fazem mais sentido para o negócio. Para a realização desse trabalho o empresário deve contratar uma consultoria especializada no ramo.
 
Explicadas as diferenças agora basta analisar quais dos instrumentos (links patrocinados ou otimização de sites) se encaixa com as necessidades de seu negócio e aguardar os resultados!
 
Hugo Calixto é especialista em tecnologia para ambiente web e diretor da Super Gestão – Soluções para Internet

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.