Comércio eletrônico impulsiona resultados de livrarias online

22/11/2006

Há poucos dias duas das principais livrarias do Brasil anuciaram os resultados considerados significativos durante os nove primeiros meses do ano. Uma das causas para esse crescimento está no desempenho das respectivas lojas virtuais que cresceram entre 17 e 30% se comparadas ao mesmo período do ano passado

O grupo Saraiva, um dos mais tradicionais do mercado editorial, divulgou crescimento de 17% no lucro líquido consolidado dos nove primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, atingindo R$ 23,2 milhões. A receita líquida consolidada desse mesmo período teve alta de 15,9%, para R$ 372,5 milhões.

O negócio que mais impulsionou o resultado da empresa foi o varejo on-line, que apresentou alta de 58,1%. Hoje, a operação virtual representa 28,5% da divisão de varejo do grupo, que conta, ainda, com 30 lojas próprias.

A receita líquida da Livraria Saraiva cresceu 28,6%, alcançando R$ 226,3 milhões nos primeiros nove meses do ano. O lucro líquido desta operação teve alta de 26,1%, para R$ 3,8 milhões.

Para Marcílio D’Amico Pousada, diretor superintendente do braço varejista, aumentar o mix de produtos (principalmente na categoria de livros importados), financiar as vendas em até dez vezes sem juros e a reforma das lojas propiciaram um crescimento expressivo, tanto no endereço on-line quanto nas unidades físicas – que apresentaram alta de 20,8%.

O crescimento da loja virtual (www.livrariasaraiva.com.br) aumentou a fatia do negócio livraria dentro do grupo. Atualmente, o varejo responde por 63% da receita bruta consolidada da Saraiva, enquanto que a editora responde por 37%. Essa proporção, nos nove primeiros meses de 2005, era de 57% e 43% respectivamente.

A Livraria Saraiva também anunciou um bom desempenho, atestado por uma receita bruta de R$ 251 milhões acumulados no ano de 2006, 29,5% a mais do que o total registrado no mesmo período, em 2005.

O bom resultado é reflexo da ampliação das categorias de produtos vendidos, com destaque para as áreas de informática, eletrônicos e livros importados, bem como no aumento dos prazos de pagamento oferecidos aos clientes e fortes ações focadas ao marketing.

Comemorando oito anos de existência, a loja virtual da Livraria Saraiva (www.saraiva.com.br) registrou crescimento de 58,1% na sua receita acumulada de 2006 e obteve elevação de 38,5% no ticket médio. Hoje, com uma base de 1,35 milhão de clientes, a Saraiva.com representa 28% no faturamento total da Livraria, e anunciou recentemente o lançamento de duas novas categorias para seu site – Cine & Foto e Telefonia.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.