Código de Ética Anti-Spam será lançado na semana que vem

O Comitê Brasileiro Anti-Spam lança na próxima terça-feira (11/11), em São Paulo, o Código de Ética Anti-Spam. O guia, elaborado em conjunto pelas entidades que compõem o comitê, terá a missão de auto-regulamentar a atividade comercial feita por meio das transações eletrônicas.

“O Código de Ética é importante para que se inicie um trabalho na direção de se delimitar as regras de auto-regulação da movimentação online. Ele vai ajudar todo o setor a se ajustar quanto aos procedimentos éticos relacionados ao assunto”, destaca Cássio Motta Vecchiatti, presidente do Conselho Diretor Executivo da Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (Abranet).

De acordo com Vecchiatti, entre os tópicos abordados pelo código estão o papel do e-mail marketing e os procedimentos de relacionamento com os clientes, para que as empresas não abusem das mensagens enviadas.

“E-mail marketing chega a ser uma coisa desejada por algumas empresas, e tem seu papel de informar. Porém, é necessário seguir regras comuns para que o procedimento seja mais ético”, complementa. Segundo o presidente da Abranet, o código de ética já vinha sendo planejado desde o início do ano, embora as reuniões entre os membros do Comitê tenham começado em meados de junho. “O código que será lançado na semana que vem não significa necessariamente uma versão definitiva, mas os primeiros passos na direção das regras comuns”, diz.

As entidades que compõem o Comitê e que participaram da formulação do código são a Abranet, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net); o Conselho de Comércio Eletrônico da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio SP), a Associação de Mídia Interativa (AMI); a Associação Brasileira das Empresas de Software/Business Software Alliance (ABES/BSA); a Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd); a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) e a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

Camila Fusco

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.