Clientes conquistados nos sites de busca têm maior potencial

19/03/2006

A partir de 1995, quando se iniciou a aurora da internet, até pouco tempo, o banner era considerado o principal formato de publicidade online. Com uma maior popularização da internet como ferramenta de negócios e marketing que vem ocorrendointensamente nos últimos três anos, outros formatos passaram a dividir a atenção dos anunciantes. Entre eles, os sites de busca se firmam como a principal opção.

Mais atualmente, uma campanha de banners é o meio menos indicado de publicidade online, principalmente quando falamos de pequenas empresas e orçamentos limitados para realização de publicidade. Se uma empresa busca resultados práticos, a publicidade em banners não é a mais indicada visto que a taxa de cliques está cada vez mais baixa, mesmo que algumas variantes (como o formato do banner, a mensagem, etc) possam atenuar isso. Isso compromete os resultados comerciais objetivos. Por outro lado, esse tipo de publicidade pode ser valiosa para fixação da marca, o que é um dos objetivos do marketing também na internet, porém, no meu entender, mais apropriado para médias e grandes empresas. Não só pela razão de que suas verbas orçamentárias para publicidade são mais robustas. Mas também porque, nesses casos, a fixação da marca surge como um dos objetivos do marketing. As pequenas empresas não estão muito centradas em fixar uma marca, mas sim em vender.

Por outro lado, é preciso salientar que a veiculação de banners com pagamento por clique pode ser positiva porque neste formato o risco é menor, visto que as visitas vão ocorrer e o investimento vai ser proporcional aos resultados. Esse formato de pagamento por cliques, apesar de já existir antes, iniciou a ser popularizado no Brasil, pela empresa Te Respondo, mais ou menos em 2001. Agora a Te Respondo já foi adquirida pela Overture, que já mudou de nome, se transformando em Yahoo! Search Marketing.

Os sites de busca e o tráfego da internet

A grande maioria dos sites visitados pelos internautas são descobertos nos mecanismos de busca. Vejam este dado estatístico relevante: 85% do tráfego da internet se inicia nos sites de busca. E aparecer na frente do seu concorrente é imprescindível. Por isso, entendo que a publicidade em sites de busca é a principal alternativa, neste caso, tanto para pequenas como para grandes empresas. Mas além da importante alternativa de veiculação de anúncios patrocinados em sites de busca, que hoje são dominados no Brasil praticamente por dois gigantes da internet, Google e Yahoo, o trabalho de POSICIONAMENTO EM SITES DE BUSCA é imprescindível para todo tipo de site/empresa.

Os links patrocinados, anúncios em destaque em mecanismos de busca, diretórios, portais de conteúdo e ainda sites de terceiros, são importantes porque ampliam muito a potencialidade de captar visitantes segmentados. Outro ponto positivo é que o investimento em links patrocinados também é feito com garantia de resultados objetivos e o pagamento é por cliques, e não por veiculação dos anúncios.

Mas é através da correta otimização do site e da obtenção de bons posicionamentos nos sites de busca que as empresas vão obter um retorno maior no que se refere à captação de usuários com maior potencial para se tornarem clientes. Se o seu site for corretamente otimizado para obter boas posições nos buscadores, muito provavelmente isso vai aumentar o tráfego e atrair visitantes segmentados. Além do aumento do tráfego do site, o principal objetivo dos sites e lojas virtuais é aumentar vendas e realizar mais negócios. E nada melhor do que um visitante que tenha interesse no seu produto/serviço.

Os sites de busca são de livre utilização e os usuários sabem onde e como usá-los. Uma das primeiras coisas que os novatos de internet aprendem é como utilizar os sites de busca, principalmente o Google e o Yahoo. Mas é imprescindível aparecer bem posicionado em todos, ou ao menos, na grande maioria. Se um internauta pesquisa uma palavra-chave é porque está realmente interessado no assunto em questão, seja um produto, um serviço ou uma informação. Se essa palavra estiver relacionada ao seu site e o usuário o localizar logo na primeira ou segunda página, este será um dos clientes com maior probabilidade de realizar uma compra.

Chamando a atenção dos sites de busca

A principal ação para promoção de um web site nos sites de busca, envolve a otimização das páginas com objetivo de chamar a atenção dos motores de busca. Antes de criar um site é preciso entender como os sistemas de busca enxergam o seu site. Os grandes sistemas de busca são robôs que procuram localizar toda informação que existe na grande rede e indexar as páginas disponíveis. Esses sistemas são programados para catalogar toda essa informação dando um maior ou menor grau de importância. Um dos pontos principais é que os mecanismos de busca gostam de texto, muito texto. E, é claro, texto adequado e relevante. Por outro lado não dão muita importância a imagens ou animações. Essa é uma das principais razões para que os textos dos sites sejam definidos com propriedade. A repetição das principais palavras-chave no texto, de forma coerente, vai colaborar para que seu site seja destacado nos resultados das buscas.

Porém essa é apenas uma das características que devem ser levadas em conta na confecção ou na otimização do site. Links, meta tags e popularidade do site são outras. O processo é complicado e muitas vezes frustante. Por isso, a contratação de um serviço profissional é o mais indicado. Além de resultados objetivos e garantidos (o site vai aparecer bem posicionado em todos mecanismos de uma forma geral e para difernetes palavras-chave), a relação custo-benefício é outro fator que incentiva a realização de um correto trabalho de otimização. Afinal, é comum um site ficar bem posicionado por um longo tempo que pode chegar a anos. É fácil vislumbrar que o retorno a médio prazo vai ser muito mais significativo que o valor investido. E é pensando assim que se inicia um negócio de sucesso na web.

Ricardo Prates Morais é editor da emarket News e consultor da emarket (www.emarket.ppg.br), agência de marketing e publicidade online.

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