Citibank e Mercado Eletrônico unem operações de e-business No ratings yet.


13/03/2003

O portal de comércio eletrônico Citibank E-business Solutions e o Mercado Eletrônico anunciam a fusão das operações. A marca Mercado Eletrônico será mantida e a nova companhia já nasce com potencial de liderar o segmento de transações entre empresas na Internet. De cara, vai operar com 24 mil transações por dia, cerca de mil compradores e 35 mil fornecedores.

A expectativa de faturamento em 2003 é de R$ 5 bilhões. O banco vai assumir 30% da companhia criada, os 70% restantes permanecem com os sócios originais do ME: GP Investimentos, Opportunity e Redan.

Na parte tecnológica, a união promete benefícios para os usuários. O ME possui uma poderosa ferramenta de e-procurement, além de apoio operacional de retaguarda para evitar que qualquer dificuldade impeça o andamento da negociação.

Essas características passam, agora, a contar com a plataforma da Commerce One, que possui ferramentas de catálogos consagradas e é uma espécie de padrão internacional de mercado. “A fusão vai abrir as portas para a expansão geográfica de empresas que antes só negociavam no Brasil”, adianta o CEO do ME, Eduardo Aziz Nader. A integração total das duas tecnologias deve durar 60 dias, de acordo com o executivo e o mercado latino-americano é o primeiro alvo da atuação internacional.

A aproximação entre as empresas começou há oito meses. No período de conversas, os técnicos descobriram que havia pouca sobreposição nas características tecnológicas. Do lado do negócio, o único cliente que negociava nos dois portais era a empresa de agribusiness Cargill.

A atuação distinta dos dois portais cria um marketplace único. Apesar de se caracterizarem por atuações horizontais, Citi e ME contavam com segmentos bem consolidados dentro das operações. É o caso das 15 mil empresas de telecomunicações que, se fossem separadas, criariam um marketplace vertical próprio. (segue)

B2B Magazine

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *