Ciphertrust cria serviço gratuito para vigiar phishing scams


17/04/2006

A empresa de segurança CipherTrust anunciou o lançamento de um site de combate a phishing scams, golpes online que visam roubar informações dos internautas. É o caso de mensagens de e-mail que imitam a aparência de bancos ou empresas e que remetem a endereços falsos, fazendo com que os usuários forneçam senhas e dados pessoais.

O novo serviço, chamado PhishRegistry.org, será gratuito e reunirá uma lista de empresas que querem receber notificações de fraudes pela internet (a CipherTrust diz que conta com 4 mil pontos de monitoramento em todo o globo).

A dinâmica é simples: a empresa registra o seu endereço e, a partir de uma ocorrência, é notificada quando surge um phishing scam que usa sua marca ou nome. Dessa forma, as companhias podem informar seus clientes sobre a ocorrência de golpes.

De acordo com Marcus Pinheiro, diretor geral da CipherTrust Brasil, o novo serviços é especialmente útil para os usuários brasileiros, onde a fraude com marcas via Internet atinge até órgãos de governo, tribunais, bancos e empresas de proteção ao crédito. “Hoje o Brasil está entre os 10 campeões em estatísticas negativas relacionadas a este tipo de fraude”, diz.

Os ataques do tipo phishing copiam ou reapresentam o desenho e o layout de um site de forma que ele pareça original. A CipherTrust usa uma técnica proprietária conhecida como “Phisherprinting”, baseada em tecnologia de correspondência de similaridade para analisar um site e determinar sua legitimidade.

Atualmente o serviço conta com 795 organizações listadas, 633 das quais já registraram algum caso de phishing. Entre as empresas brasileiras, está o Banco do Brasil.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.