CDs e DVDs deixam de liderar ranking do e-commerce


17/11/2005

Pela primeira vez o segmento de Títulos de CD, DVD e Vídeo perdeu a liderança e a representatividade para o segmento que há muito tempo ocupava o segundo lugar, Livros, Revistas e Jornais, considerando-se o mês de outubro deste ano. Os segmentos tiveram, respectivamente, 18% e 19% de participação. No mesmo mês em 2004, essas proporções eram de 25% e 14%.

A conclusão é do acompanhamento do setor de comércio eletrônico brasileiro feito pela e-bit há mais de cinco anos. De acordo com o levantamento, é possível observar um aumento gradativo no número de consumidores virtuais e conseqüentemente no aumento do faturamento do setor. Além de dados quantitativos é possível identificar também mudanças no perfil e comportamento dos ‘e-consumidores’.

Durante maior parte destes anos pesquisados, o líder no ranking dos produtos mais vendidos foi Títulos de CD, DVD e Vídeo, variando entre 20% e 25% na participação das vendas. Com o aumento da utilização deste novo canal de compras, este segmento foi perdendo representatividade e outros produtos com maior valor agregado, como os Eletrônicos e produtos e Saúde e Beleza por exemplo, ganharam em participação.

‘A queda da representatividade não significa redução do volume de vendas, porém perda de market share na cesta de produtos. As diferentes participações dos segmentos no ranking dos mais vendidos, indicam que a confiança e disposição para comprar produtos variados pela internet estão aumentando paralelamente ao aumento de consumidores virtuais.’, analisa Pedro Guasti, diretor geral da e-bit. (segue)

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *