Canadá testa banda larga via rede elétrica


06/02/2004

Sault Ste. Marie, conhecida como a “Cidade do Aço” na província de Ontário, vai ser a primeira cidade canadense a testar o acesso à Internet via rede elétrica, graças a um programa piloto desenvolvido pela companhia elétrica local, a PUC Inc.

A empresa vai implementar a tecnologia de banda larga via rede elétrica (BPL – Broadband over Power Line) de uma forma um pouco diferente da usual. Em vez de levar o link de dados até cada tomada na casa do assinante, ele só vai até os transformadores. Lá são instalados “hot-spots” wireless, que fornecem acesso em alta velocidade e sem fios, aos usuários de qualquer desktop ou notebook das redondezas, equipado com uma interface de rede no padrão 802.11b (também conhecido como Wi-Fi)

Segundo a PUC Inc. (não confunda com a universidade), o preço do serviço será “competitivo”, com velocidade de acesso igual ou superior à oferecida por uma conexão DSL. A empresa também estuda a possibilidade de oferecer serviços de telefonia via Internet (VoIP – Voice over IP) usando como infra-estrutura a rede elétrica já existente.

A tecnologia para o novo sistema de acesso está sendo fornecida pela norte-americana Amperion Inc, empresa na qual a Cisco Systems é investidora.

Magnet

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.