Campanhas na internet não terão crise, pelo contrário No ratings yet.

09/03/2009

Por Fernando Schiavon

Não é uma novidade que teve inicio há alguns meses uma crise como não víamos há tempo e também não é novidade que muitas empresas estão adaptando seus orçamentos para este ano.

Notícias dizem que grande parte dos gestores esperam orçamentos reduzidos para este ano e que poucos esperam manter seus investimentos. Um grupo ainda menor espera que seus orçamentos aumentem. É possível que nesse cenário surja uma excelente oportunidade para a internet receber ainda mais investimentos. Explico.

O que temos visto na internet é uma crescente e constante evolução nas campanhas promovidas nesse ambiente e cada vez mais sucesso e retorno aos seus anunciantes.

Sabemos também que alguns e significativos investimentos em publicidade deste país ainda têm tímidas ou até mesmo nenhuma presença neste canal, seja por conservadorismo ou então pela garantia de retorno das agências em mídias mais convencionais.

Se juntarmos esse cenário com a redução de investimentos previstos para este ano, podemos prever um aumento de pressão nas agências e nos departamentos de marketing de grandes empresas para se fazer “mais com menos”.

Esse pode ser o momento de muitas campanhas planejadas para mídias mais conservadoras serem migradas, em parte, para o canal online onde os investimentos ainda são razoavelmente menores e os resultados cada vez mais maduros.

Os formatos de mídia, novas propostas para aferição de audiência e o tracking das campanhas estão cada vez mais sofisticados, além do bolo (usuários online) que continua aumentando. Será que agora não pode ser a vez da internet comer uma fatia ainda maior dos investimentos dessas corporações?

Com frequência vemos empresas que não têm sua presença principal na internet, obtendo conversão através de campanhas maduras, ao contrário dos que muitos ainda pensam. Para essas empresas que não tinham um canal completamente direto na internet, o que se esperava era apenas a fixação da marca, mas já existem evidências que isto está mudando consideravelmente.

As perspectivas ainda não estão claras e grandes mudanças estão ocorrendo no mundo. Isso torna a vida de profissionais de diversos setores um pouco mais complicada, mas também ainda mais desafiadora. Não é com mágica que vamos cumprir ou ainda superar nossas metas para este ano.

Profissionais de grandes portais, a economia não está fácil, mas que tal algumas propostas como esta para tentar virar o jogo?

.
Fernando Schiavon é analista e consultor em internet.

Fonte: [Webinsider]

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *