Calculadora on-line ajuda contribuinte a evitar a Malha Fina No ratings yet.


18/04/2005

A Secretaria da Receita Federal, ao receber as declarações de Imposto Renda da Pessoa Física (IRPF), faz uma análise do preenchimento para verificar possíveis inconsistências de dados. Caso seja constatada alguma incorreção ou alguma evidência de omissão de informações, o CPF é encaminhado para um procedimento especial, de verificação mais minuciosa, que é chamado, popularmente, de “Malha Fina”. Para se ter uma idéia, os programas de crítica da Receita retiveram, somente no ano passado, 495 mil declarações.

“O contribuinte pode cair na Malha Fina: 1 – tecnicamente, por: erros de preenchimento ou aumento injustificado de patrimônio; 2 – administrativamente, por: denúncia, servir a empresa sonegadora, sorteio, ou por ter um histórico anterior complicado. Em alguns anos, a Receita escolhe como alvo principal uma determinada categoria funcional. No ano passado, por exemplo, foram os médicos”, explica José da Rocha Pereira, professor de Contabilidade, Orçamento Empresarial e Análise das Demonstrações Financeiras e sócio-fundador da Hiper Serviços e Consultorias.

Diante desse cenário, a Hiper Serviços preparou um Roteiro de Revisão da Declaração do IRPF e uma Planilha de Cálculos On-line, para orientar o declarante, antes de realizar a entrega de sua declaração. “Nosso objetivo é ajudar os contribuintes a evitarem a Malha Fina. A idéia é que o usuário, antes de entregar sua declaração, faça uma rigorosa conferência com nossa calculadora on-line, que lhe servirá como uma autêntica ferramenta AntiMalha Fina”, afirma o professor.

Para que o usuário possa simular diversos casos, a ferramenta foi desenvolvida para permitir testes ininterruptos. “É possível, por exemplo, escolher a Declaração Simplificada para os dois anos-base (2003 e 2004), obter o resultado da análise, depois voltar para o formulário e trocar o tipo da Declaração; obter novo resultado, depois voltar novamente e tentar outra combinação de tipo de declaração entre os anos-base. A vantagem nessas operações é que o usuário não vai perder, nunca, os dados já utilizados, mesmo em campos que foram ocultos pela troca de tipo de declaração”, relata Kleber Mattoso, Gerente de Desenvolvimento Virtual da Hiper Serviços e Consultorias.

Segurança das informações

Ciente do nível crítico das informações que poderão passar por sua calculadora on-line, a Hiper Serviços disponibiliza esse serviço em um ambiente seguro, certificado pela VeriSign Trust Network, ou seja, todas as informações cadastrais do usuário serão protegidas e criptografadas.

A empresa reitera que todos os dados que o contribuinte vier a informar neste serviço, serão processados única e exclusivamente em seu computador, não sendo armazenados em nenhuma base de dados. Além disso, a ferramenta foi programada para apagar todos os dados, automaticamente, assim que o usuário se desconectar do site. Com essa medida, a empresa procura garantir a confidencialidade das declarações.

Para conhecer as funcionalidades dessa calculadora on-line, que pode ser utilizada por apenas R$ 14,90, o contribuinte deve acessar o endereço www.hiperservicos.com.br/calculadoras/calc_ir.php

Luis Rocha

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *